Secretaria de Educação do Rio transforma escolas em postos de vacinação infantil contra a Covid

16/01/2022

Serão 11 unidades que, além de ampliar locais de atendimento na cidade, vão distribuir livros para as crianças. Secretaria de Cultura também vai ceder espaços para a vacinação.

 Rio -16/01/2022 *

A Secretaria de Educação do Rio vai transformar 11 unidades escolares em postos de vacinação infantil contra a Covid. A medida começa a valer a partir desta segunda-feira (17) - quando a vacinação desse público se inicia na cidade -, e tem por objetivo ampliar os locais de atendimento na cidade, oferecendo ainda mais pontos de vacinação contra a Covid para as crianças. Três das escolas começam a vacinação na terça .

"É um dia de festa para todos nós. Mais uma vez, a Saúde e a Educação trabalham em conjunto pelas crianças. A tão sonhada vacina das crianças de 5 a 11 anos chega para dar esperança e ajudar ainda mais na priorização da Educação. Lugar de criança é na sala de aula. A escola não é só um espaço de aprendizado, é muito mais do que isso. É onde muitas crianças tem acolhimento, amor, alimentação e a garantia da sua saúde. A alegria é enorme de acompanhar esse momento histórico da chegada da vacina para as crianças", disse o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

Escolas vão distribuir vacinas e livros

A Secretaria de Educação do Rio também iniciou uma campanha para incentivar a leitura das crianças que forem se vacinar nas escolas, e vai doar 20 mil exemplares de livros arrecadados junto à editoras e ao Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

A SME acredita que o número garanta a distribuição de livros nos primeiros dias de vacinação, mas convoca quem quiser se unir a ação com doações de livros de literatura infantil pode enviar um email para a Gerência de Leitura da SMS: smeleitura@rioeduca.net ou entregar as doações diretamente nas escolas de interesse que estão entre os pontos de vacinação.

"Vamos aproveitar a vacinação nas nossas escolas para incentivar a leitura das crianças. Elas ainda estão de férias e é um excelente momento para as crianças mergulharem nos livros. A leitura é uma forma de despertar o olhar desses meninos e meninas para o mundo. Vivemos hoje um momento de muitos desafios, mas também histórico, e são eles que contarão no futuro", comentou o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

A vacinação nas escolas não vai atrapalhar o uso dos espaços como escola, já que os mesmos se encontram em férias escolares, e ainda garantir uma volta às aulas segura no dia 7 de fevereiro, de forma integral e presencial.

A SME informa ainda que nenhuma criança será impedida de assistir aulas por não apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid. O foco da Secretaria de Educação do Rio é apoiar a ação da vacinação nas unidades escolares e trabalhar na conscientização dos pais e responsarem para vacinarem suas crianças.

Confira os locais de vacinação nas unidades escolares:

  • CIEP Henfil - Rua Carlos Seidl, 71 - Caju
  • EM Dr. Cícero Pena - Av. Atlântica 1976, Copacabana
  • EM Prudente de Morais - Rua Enes de Souza, 36 - Tijuca (Próximo ao CMS Heitor Beltrão)
  • Escola Municipal Anibal Freire - Av. Professor Plínio Bastos, 631 (Próximo ao Olaria Atlético)
  • Ciep Patrice Lumumbe - Praça da Confederação Suíça, S/N - Del Castilho
  • E.M Paraíba (Unidade de referência: CF Maria de Azevedo Rodrigues)
  • CIEP Margaret Mee -Recreio dos Bandeirantes (Ao lado do CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho - início terça 18/01)
  • EM Embaixador Dias Carneiro - Tanque (Ao lado do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo - início terça 18/01)
  • EM PAULO MARANHÃO - Rua do Governo 866, Realengo - (início terça 18/01)
  • CIEP Raymundo Ottoni de Castro Maya - Rua Moranga, s/n, Campo Grande
  • CIEP PAPA JOÃO XXIII : Avenida João XXIII, S/N SANTA CRUZ

Espaços culturais também viram postos de vacinação

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio também vai liberar equipamentos culturais a partir da segunda-feira (17) para serem usados como postos de vacinação infantil contra a Covid.

Além de oferecer vacina para crianças de 11 anos - idade em que a aplicação vai começar -, os espaços vão disponibilizar programação artística, recreação e distribuição de livros.

Um deles é a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, na Zona Norte, que irá vacinar de segunda a sábado, das 8h às 17h, com direito a balões de gás hélio - onde cada criança vai escrever uma frase do que deseja para o futuro - , palhaços e perna de pau.

"Os espaços culturais não são só templos de arte, precisam servir ao seu tempo. No Rio, a cultura está comprometida com a saúde e com a ciência", diz o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e a Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha), em Guaratiba, em um primeiro momento, servirão de postos de testagem.