"Infelizmente, o poder de Brasília não está cuidando, em momento algum, do meio ambiente"

11/06/2021

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo participa de debate virtual sobre meio ambiente.


Atividade foi organizada pelo deputado Adalberto Freitas e contou com a participação de especialistas.

10/06/2021 18:49 - Lucas Cheiddi - 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, participou nesta quarta-feira (9/6) de uma webconferência sobre meio ambiente organizada pelo deputado Adalberto Freitas (PSL).Ele deu início à atividade demonstrando preocupação com a questão ambiental no Brasil. "Infelizmente, o poder de Brasília não está cuidando, em momento algum, do meio ambiente", afirmou. 

Em seguida, disse que o Estado de São Paulo, por outro lado, tem medidas de incentivo à preservação do verde.Ele citou a aprovação, em março, pela Assembleia estadual, do projeto que implanta o ICMS Verde. A Lei 17.348/2021, já em vigor no Estado, aumentará o repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) conforme a produtividade de cada um dos municípios, na conservação de mananciais e áreas verdes, de forma a ampliar a consciência da preservação do meio ambiente.O presidente cumprimentou todos os participantes da reunião, dizendo que "são as pessoas que tentam minimizar o problema que Brasília traz ao povo". Carlão finalizou colocando a Alesp à disposição para construir uma saída diferente pra São Paulo.O evento, em ambiente virtual, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, e usou da temática para fomentar o debate. Em quase quatro horas de conversa, médicos, gestores ambientais, ambientalistas, médicos veterinários, indígenas e estudantes expuseram fatos e opiniões sobre o trabalho feito pelo Estado de São Paulo.O deputado Adalberto Freitas afirmou que a webconferência, chamada de Conexão Verde, abordou temas como sustentabilidade, meio ambiente, preservação ambiental, alimentação orgânica, causa animal e acidentes com animais nas estradas, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. "Meio ambiente é um dos pilares do nosso mandato", disse o parlamentar.

Em abril de 2021, o SAD detectou 778 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 45% em relação a abril de 2020, quando o desmatamento somou 536 quilômetros quadrados. O desmatamento detectado em abril de 2021 ocorreu no Amazonas (28%), Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e Acre (1%).
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 99 quilômetros quadrados em abril de 2021, o que representa um aumento de 60% em relação a abril de 2020, quando a degradação detectada foi de 62 quilômetros quadrados. Em abril de 2021, a degradação foi detectada em Mato Grosso (75%), Pará (24%) e Roraima (1%).
Geografia do desmatamento
Em abril de 2021, a maioria (68%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%).

Quais as maiores empresas de agronegócio do Brasil?

50 maiores empresas de agronegócio do Brasil

  • BASF. ...
  • Bayer. ...
  • BRF. ...
  • BUNGE. ...
  • Camil. ...
  • Capal Cooperativa. ...
  • Cargill. Multinacional investiu R$ 3,8 bilhões para facilitar a exportação de grãos na região Norte. ...
  • Castrolanda. Seus produtos estão presentes em algumas das maiores redes de alimentação do país.
  • SLC arrenda 39 mil hectares da Agrícula Xingu
Projeções indicam que, até o ano 2050, o agronegócio brasileiro deve crescer de três a quatro vezes mais que os concorrentes globais, consolidando de vez nossa condição de celeiro do mundo. "O Brasil já é o celeiro do mundo", diz Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Nós temos hoje uma agricultura de ponta. Somos os maiores produtores de grãos e estamos entre os maiores produtores de proteína animal do mundo. Temos totais condições de atender a qualquer mercado sem o risco de desabastecimento interno", afirma o ministro. 

Todas são grandes empresas internacionais.