
"Infelizmente, o poder de Brasília não está cuidando, em momento algum, do meio ambiente"
Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo participa de debate virtual sobre meio ambiente.

Atividade foi organizada pelo deputado Adalberto Freitas e contou com a participação de especialistas.
10/06/2021 18:49 - Lucas Cheiddi -

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, participou nesta quarta-feira (9/6) de uma webconferência sobre meio ambiente organizada pelo deputado Adalberto Freitas (PSL).Ele deu início à atividade demonstrando preocupação com a questão ambiental no Brasil. "Infelizmente, o poder de Brasília não está cuidando, em momento algum, do meio ambiente", afirmou.
Em seguida, disse que o Estado de São Paulo, por outro lado, tem medidas de incentivo à preservação do verde.Ele citou a aprovação, em março, pela Assembleia estadual, do projeto que implanta o ICMS Verde. A Lei 17.348/2021, já em vigor no Estado, aumentará o repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) conforme a produtividade de cada um dos municípios, na conservação de mananciais e áreas verdes, de forma a ampliar a consciência da preservação do meio ambiente.O presidente cumprimentou todos os participantes da reunião, dizendo que "são as pessoas que tentam minimizar o problema que Brasília traz ao povo". Carlão finalizou colocando a Alesp à disposição para construir uma saída diferente pra São Paulo.O evento, em ambiente virtual, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, e usou da temática para fomentar o debate. Em quase quatro horas de conversa, médicos, gestores ambientais, ambientalistas, médicos veterinários, indígenas e estudantes expuseram fatos e opiniões sobre o trabalho feito pelo Estado de São Paulo.O deputado Adalberto Freitas afirmou que a webconferência, chamada de Conexão Verde, abordou temas como sustentabilidade, meio ambiente, preservação ambiental, alimentação orgânica, causa animal e acidentes com animais nas estradas, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. "Meio ambiente é um dos pilares do nosso mandato", disse o parlamentar.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 99 quilômetros quadrados em abril de 2021, o que representa um aumento de 60% em relação a abril de 2020, quando a degradação detectada foi de 62 quilômetros quadrados. Em abril de 2021, a degradação foi detectada em Mato Grosso (75%), Pará (24%) e Roraima (1%).
Geografia do desmatamento
Em abril de 2021, a maioria (68%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%).
Quais as maiores empresas de agronegócio do Brasil?
50 maiores empresas de agronegócio do Brasil
- BASF. ...
- Bayer. ...
- BRF. ...
- BUNGE. ...
- Camil. ...
- Capal Cooperativa. ...
- Cargill. Multinacional investiu R$ 3,8 bilhões para facilitar a exportação de grãos na região Norte. ...
- Castrolanda. Seus produtos estão presentes em algumas das maiores redes de alimentação do país.
- SLC arrenda 39 mil hectares da Agrícula Xingu
Todas são grandes empresas internacionais.