CDR debate caminhos para expansão do saneamento básico

28/06/2021

Da Agência Senado | 25/06/2021, 

Fonte: Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) promove na segunda-feira (28), às 18h, a segunda mesa do Ciclo de Debates sobre Desenvolvimento Regional. O objetivo é discutir o Plano Nacional de Recursos Hídricos e a expansão regional dos serviços de saneamento básico. O debate - que será remoto e interativo - foi solicitado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Já confirmaram presença no debate:

  • Alfredo Assis de Carvalho, coordenador de Gestão Integrada da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR);
  • Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); e
  • José Patriota, primeiro-secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Também foi convidada Christianne Dias, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

"O saneamento no Brasil é insuficiente, não alcança o conjunto da população, o que acaba expondo brasileiros e brasileiras a doenças advindas da ausência do tratamento de água e esgotos, o que torna uma necessidade imediata e impostergável investimentos na área. O legislativo federal tem a obrigação de fazer sua parte para manter o sistema mais equilibrado, garantindo o desenvolvimento do serviço mesmo em regiões em que o investimento possa se mostrar inviável", afirma Izalci.

Esse ciclo de debates na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) busca identificar gargalos institucionais que dificultam o desenvolvimento do país e discutir um plano de ação e soluções legislativas, em curto e médio prazos.

A CDR tem como presidente o senador Fernando Collor (Pros-AL).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado