DER-SP FECHA PARCERIA PARA REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL DA PAVIMENTAÇÃO
DER-SP FECHA PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND (ABCP) PARA REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL DA PAVIMENTAÇÃO - 06/05/2025
Acordo visa ampliar uso de materiais reciclados, reduzir necessidade de iluminação artificial e reforçar segurança a um custo menor do que o dos materiais convencionais
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), firmou um acordo de cooperação técnica e científica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), entidade de pesquisa e desenvolvimento ligada às indústrias do setor, com o objetivo de desenvolver soluções em concreto de alto desempenho, a partir de novas tecnologias de pavimentação com concreto, com as quais a vida útil da pista passa a ser três vezes maior, comparada aos materiais convencionais, com maior qualidade e menor custo de manutenção.
A estratégia para reduzir os impactos econômicos e ambientais inclui ampliar o uso de materiais reciclados, com redução do consumo e da energia.Prevê ainda o uso de fontes energéticas alternativas, reutilização total ou parcial dos materiais existentes, redução da demanda de novos materiais e do uso de matérias-primas minerais.
"A iniciativa está de acordo com as diretrizes propostas pela Organização das Nações Unidas, envolvendo consumo e produção responsáveis, assim como a mitigação dos impactos sobre o meio ambiente", afirma o presidente do DER-SP, Sergio Codelo."Com esta parceria, conseguiremos entregar o melhor à população, economizando recursos públicos, com menor impacto ao usuário e ganhos de segurança e eficiência", diz Codelo.
Por ser mais brilhante e reflexivo do que outras superfícies de pavimento, o concreto requer 50% menos pontos de iluminação, favorecendo a segurança do tráfego, já que a superfície clara do pavimento de concreto reflete mais luz solar do que pavimentos escuros, melhorando a visibilidade.A cor mais clara ajuda ainda reduzir a fadiga visual dos motoristas, tornando mais fácil manter a atenção na estrada por mais tempo.
Paulo Camilo Penna, presidente da ABCP, destaca a redução dos custos de manutenção das rodovias pavimentadas com concreto."Nos primeiros 20 anos, as manutenções representam 2% a 5% do valor da obra.Além disso, o concreto pode ser reciclado e reutilizado na pavimentação de novas estradas, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos e minimizando o impacto ambiental", afirma o presidente da ABCP, entidade sem fins lucrativos, reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologias ligadas ao cimento.
A parceria permitirá aumentar a eficiência na utilização de combustíveis, por parte dos veículos que circularem por rodovias, reduzindo a emissão de CO2.A ABCP estima uma economia de aproximadamente 5,3 bilhões de litros de combustível ao ano apenas com os caminhões, caso todas as rodovias do DER-SP, com extensão de cerca de 12 mil quilômetros, passem a utilizar os novos materiais, o que representaria economia de até R$ 30 bilhões ao ano, somente no caso dos veículos pesados.