Projeto que dá nome de bispo católico a unidade do AME de Taubaté terá tramitação mais rápida, decide Alesp

31/03/2022

Unidade médica foi inaugurada nesta quarta-feira pelo governador João Doria

31/03/2022 

 Aprovação | Andrei Semensato - Foto: Larissa Navarro

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (30), requerimento de urgência ao Projeto de Lei 884/2021, de autoria do deputado Márcio da Farmácia (Podemos), que nomeia como "Dom Antonio Affonso de Miranda" o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Taubaté.
Com a decisão, o projeto ganha tramitação mais rápida e, após análise das comissões da Alesp, poderá ser sancionado. A unidade médica foi inaugurada nesta quarta pelo governador João Doria.
O AME de Taubaté é a quarto na região do Vale do Paraíba. A unidade contará com 26 especialidades médicas e não médicas, e atenderá mais de 117 mil consultas por ano.
Para a obra, foram investidos mais de R$ 14 milhões com construção e compra de equipamentos hospitalares.
Bispo
O projeto do deputado Márcio da Farmácia homenageia o bispo Dom Antonio Affonso de Miranda (1920 - 2021), que nasceu em Cipotânea, Minas Gerais.
Miranda estudou Humanidades, Filosofia, Teologia, Direito e Jornalismo, e escreveu mais de 40 livros. Em 1982, tornou-se Bispo Diocesano de Taubaté e ocupou a função até 1996, quando recebeu o título de emérito.
Durante sua posse, prometeu ajudar jovens, operários, estudantes e pessoas em vulnerabilidade. Com esse ideal, foi capaz de gerir conflitos, identificando consenso entre situações adversas, com respeito, generosidade e rigor. Assim, virou cidadão símbolo de Taubaté e homenageado pelo AME.