
DER-SP REALIZA ENCONTRO PARA NOVAS SOLUÇÕES EM PAVIMENTOS RÍGIDOS
18/06/2025
Representantes de empresas privadas fabricantes de equipamentos para pavimentação, projetistas, setor público e pesquisadores debateram soluções técnicas para utilizar concreto reforçado com macrofibras nos projetos rodoviários
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) realizou nesta segunda-feira (16), na sede do departamento, o 1º Encontro para Novas Soluções em Pavimentos Rígidos, com o objetivo de abrir espaço ao diálogo técnico e institucional sobre uma solução que tem ganhado destaque, o pavimento de concreto rolado reforçado com macrofibras, para uso na malha viária sob gestão do departamento.
Com a presença do presidente do DER-SP, Sergio Codelo, o evento reuniu empresas privadas fabricantes de equipamentos para pavimentação, projetistas, setor público, pesquisadores, representantes de cimenteiras e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), para conferir os resultados de estudos e testes realizados sobre o pavimento rígido.
Na abertura da reunião, o presidente do DER-SP, Sergio Codelo, destacou os pontos favoráveis do pavimento de concreto, começando pela sua maior durabilidade, o que reduzindo o custo da manutenção."Com a parceria que assumimos com a ABCP, projetamos para os próximos anos a implementação sistemática do pavimento rígido em nossa malha viária, conforme a nossa orientação de sustentabilidade, tirando o maior proveito possível de cada uma das soluções técnicas disponíveis", afirmou o presidente do DER-SP, Sergio Codelo."Estamos seguros de que o pavimento rígido é uma solução sustentável, de menor impacto ambiental, e viável, tanto do ponto de vista técnico como econômico, o que explica o fato de muitos países desenvolvidos usarem esta solução com sucesso há muito tempo", disse Codelo.
O presidente da ABCP em São Paulo, Paulo Camilo Pena, destacou o esforço do setor para desenvolver novas soluções e materiais menos agressivos ao meio ambiente."Para a ABCP, trata-se de uma causa extremamente nobre, especialmente quando estamos à frente de missões tão momentosas e tão importantes, principalmente em relação à responsabilidade que o setor tem na mitigação das emissões de CO2, posto que vivemos um período de emergência climática?, disse o presidente da ABCP.
A ABCP destaca a redução dos custos de manutenção das rodovias pavimentadas com concreto.Nos primeiros 20 anos, representam entre 2% e 5% do valor da obra."Além disso, o concreto pode ser reciclado e reutilizado na pavimentação de novas estradas, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos e minimizando o impacto ambiental", afirmou o presidente da ABCP, entidade sem fins lucrativos, reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologias ligadas ao cimento.
Representando o DER-SP como consultor de engenharia e projetos, Ananias Junior destacou que a adoção do concreto com macrofibras e a utilização de RAP na sua composição são um movimento estratégico irreversível."O concreto com macrofibra sintética apresenta alto desempenho, aumentando a durabilidade e funcionalidade dos pavimentos.
É uma inovação que veio para ficar, e certamente será um marco na história da pavimentação rodoviária em São Paulo", afirmou Ananias.
Gerente regional da ABCP em São Paulo, Ricardo Moschetti concentrou sua participação nos resultados técnicos de estudos sobre o pavimento rígido."Realizamos um trabalho para envolver todo o setor de pavimentação, levando em conta todo o ciclo de vida dos materiais, do ponto de vista econômico, social e ambiental, com destaque para o uso de materiais inservíveis e reciclados, em especial da borracha e de plástico", disse Moschetti.
Também participaram da mesa Carlos Bassamino Neto, diretor de engenharia da R9 Pro Engenharia e Consultoria; Felipe Vitte, diretor de operações da D´Italia Empreendimentos; e Diana Lins, coordenadora de marketing da Votorantim Cimentos, que abordaram o desenvolvimento destas soluções.