Governo prevê investimentos de R$ 789 bilhões em expansão logística até 2035

15/12/2021

PNL 35 altera a matriz de transportes no Brasil, visando mais segurança, eficiência e sustentabilidade, segundo o Ministério da Infraestrutura

O governo apresentou nesta sexta-feira (3) o plano de expansão da infraestrutura e transporte no Brasil, que prevê - na hipótese mais otimista -, investimentos de até R$ 789 bilhões até 2035. Trata-se do Plano Nacional de Logística 2035

A versão final do plano, apresentado mais cedo pelo Ministério da Infraestrutura, foi aprovada em 15 de outubro pelo Comitê Estratégico de Governança do Ministério da Infraestrutura.

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou no evento que o plano visa equilibrar mais a divisão dos meios de transportes que atualmente compõem o país.

"Queremos ter uma matriz de transportes balanceada, com mais de 30% dela sendo composta pelo sistema ferroviário. Esse sistema é importante para um país que tem muitas commodities, como minérios e grãos, que precisam ser deslocadas por meio de transportes mais eficientes, como é o caso das ferrovias", disse o secretário.

Sampaio também afirmou que o PNL tem o objetivo de garantir mais segurança, eficiência e planeja mais sustentabilidade aos transportes brasileiros.

"Buscamos transportes mais seguros. Com os investimentos que serão feitos, a segurança aumentará em cerca de 9 e 10%", disse Sampaio. "Vamos aumentar a eficiência dos passageiros em 12%, com deslocamentos mais rápidos e seguros", acrescentou.

"Também queremos reduzir as emissões de CO2 e gases poluentes em 14%. Essa matriz busca a sustentabilidade", completou.

Além da melhoria dos serviços disponibilizados, Sampaio acredita que alterações nos transportes de carga podem elevar o PIB nacional e fazer a economia crescer. "Teremos a eficiência nos transportes de cargas aumentando de 17 para 39%", ressaltou.

O PNL também é uma ferramenta que prioriza empreendimentos ou intervenções nos transportes atualmente existentes, ou em estudos, segundo o Ministério da Infraestrutura. A pasta afirma que será um processo de planejamento contínuo entre o governo federal, governos estaduais e meios privados.

*Com informações de Estadão Conteúdo