Comissão de Relações Internacionais da Alesp se reúne com representantes da França no Brasil

13/04/2022

Encontro tratou de parcerias e investimentos entre o país europeu e o Estado de São Paulo
12/04/2022 17:22 | 

Comissão de Relações Internacionais | Andrei Semensato e Marcos Ramos 

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, nesta terça-feira (12), em ambiente virtual, com o embaixador e o cônsul-geral da França, respectivamente Affonso Massot e Yves Teyssier.
Os parlamentares conversaram sobre projetos de integração entre a França e o Estado de São Paulo, e investimentos nas áreas da educação, ciência, tecnologia, economia e cultura.
O Brasil tem relação diplomática e comercial estratégicas com a França desde 2006. De acordo com o embaixador Affonso Massot, o Brasil é o principal parceiro da França entre os países da América Latina, com 21% das transações, segundo dados da Câmara de Comércio França-Brasil.
O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, deputado Paulo Fiorilo (PT), além dos parlamentares Analice Fernandes (PSDB), Ataíde Teruel (Podemos), Professor Kenny (PP), Sebastião Santos (Republicanos) e Sergio Victor (Novo).
O presidente da Comissão reuniu propostas de parcerias, como a criação de escolas bilíngues, cursos de francês disponibilizados na Alesp direcionados tanto ao público em geral quanto aos funcionários da Assembleia, e o estreitamento das relações com as cidades dentro do Estado de São Paulo.
"Na minha época, os professores brasileiros não estavam preparados para dar aulas de francês. Essa iniciativa poderia ser o primeiro passo para ajudar as periferias a ter contato com a língua e com a cultura", disse Fiorilo.
Yves Teyssier falou sobre a comemoração de 200 anos da presença da França no Brasil. Um livro deve ser elaborado sobre o tema.
Por fim, o presidente da comissão convidou os representantes franceses para uma visita à Alesp, acompanhado do presidente, deputado Carlão Pignatari.