*

24/07/2023

Com a informação sendo disseminada a partir de diferentes canais de comunicação, principalmente nos meios digitais, ao ler uma notícia, você já deve ter se perguntado "É fato ou fake?" "Será que a informação é verdadeira ou trata-se de notícia falsa?"

Assim, para auxiliar nessas questões, especialistas afirmam que a educação digital pode ser uma poderosa arma contra as chamadas fake news (notícias falsas), que se proliferaram nos últimos anos. Afinal, quando se têm meios para checar a informação e senso crítico para analisá-las, dificilmente você será alvo de informações falsas.

Para auxiliar no combate a desinformação, separamos algumas dicas de especialistas para você evitar e principalmente não compartilhar fake news.

Não leia apenas o título

Primeiramente, produzir um título apelativo é uma das estratégias mais utilizadas por criadores de conteúdos falsos. O título serve para chamar atenção e muitas vezes não é totalmente honesto com a matéria. Então, a sugestão é ler tudo o que está escrito para ver se a ideia do título se confirma ao longo do texto.

Verifique o autor

Antes de mais nada, é muito importante ver quem escreveu o texto ou que instituição/empresa assina a reportagem para analisar até que ponto aquele conteúdo tem credibilidade. Em outras palavras, autores que assinam os textos demonstram responsabilidade pela informação. Se não há identificação, desconfie.

Cheque a fonte

Seja como for, verifique da onde é a notícia, se de alguma instituição ou trata-se da informação de um autônomo. Por exemplo, se for no meio digital, navegue pela página em que a notícia está veiculada. Além disso, investigar quem é o responsável pelas publicações é interessante para não cair em mentiras.

Olhe a data de publicação

Identifique quando a notícia foi publicada. Em outras palavras, saiba que muitas vezes o texto foi noticiado em outra situação fora do contexto, nesse caso não é notícia falsa e sim informação antiga.

Preste atenção nas redes sociais

Ler e acompanhar somente noticiários de redes sociais podem não ser uma boa ideia para quem deseja estar bem informado. Ou seja, nem sempre as notícias relevantes chegam até você. Muitas vezes, você precisa ir atrás de fontes fora das redes sociais para ter uma informação mais completa.

Cuidado com o sensacionalismo

Fake news geralmente contem palavras e frases que despertam emoções ou mexem com as crenças de determinado grupo de pessoas. Contando com que você sinta-se atingido(a) pela informação, isso acaba gerando um maior potencial de compartilhamento nas redes sociais. Tome cuidado com temas que falem diretamente ou comovam você, pode ser notícia falsa

E lembre-se, a responsabilidade de passar boatos e notícias falsas é de cada um de nós. Não caia nessa armadilha, desconfie de áudios, vídeos e notícias bombásticas. Não compartilhe conteúdos falsos.

Combate na repercussão do fake

Iniciativas de inclusão digital, no sul do país, têm auxiliado no combate às fake news, à medida que incentiva crianças, jovens e adultos a refletirem a respeito das informações do mundo que os cerca.

Por meio de projetos sociais destinados a pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, o Comitê para Democratização da Informática (CPDI) investe na formação de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores.Quer saber mais sobre programas e ações que transformam vidas através da tecnologia? Acesse o Instagram e Facebook do CPDI e confira!