COVID 19 MATA

24/03/2021

Cardiologista Marcelo Queiroga disse que país enfrenta "nova onda da pandemia", citou necessidade de "evidências científicas" em ações e defendeu uso de máscaras. Ministro defendeu continuidade na gestão.

16/03/2021

'Sozinho não vou fazer nenhuma mágica', diz Marcelo Queiroga

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (16) que é preciso "união da nação" para enfrentar o que ele classificou como "nova onda" da pandemia de Covid-19.

Sem responder a perguntas de jornalistas, o novo ministro fez um pronunciamento ao lado do general do Exército Eduardo Pazuello.

Em suas falas, o médico cardiologista defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e citou a importância das "evidências científicas" em futuras ações da pasta, mas sinalizou que fará uma gestão de continuidade.

Em discurso afinado com as preocupações do presidente Jair Bolsonaro, Queiroga se mostrou preocupado com o impacto do novo coronavírus na economia. "É preciso unir esforços do enfrentamento da pandemia com a preservação da atividade econômica", disse o novo ministro.

Por sua vez, Pazuello destacou que a chegada de Queiroga não trará mudanças na política do Ministério da Saúde. "Não é uma transição, é um só governo", disse o general

'Não é uma transição, é um só governo; nós estamos somando', afirma Pazuello

Destaques do pronunciamento de Queiroga

Parceria com secretários

"Temos que unir esforços com os secretários municipais de saúde, o Brasil tem mais de 5.570 municípios, (...) para que ações tratadas pelo ministro Pazuello sejam aplicadas e pôr fim a essa pandemia. No momento vivemos uma nova onda da pandemia, com muitos óbitos." - Marcelo Queiroga


'Temos que unir esforços com os secretários de saúde', afirma Queiroga

Importância da ciência brasileira

"Já conversei com a equipe para que possamos reforçar ações que já estão sendo colocadas em prática e trazer novas contribuições, sempre baseado no melhor da evidência científica. A ciência brasileira tem sido muito útil, vários artigos publicados" - Marcelo Queiroga


'A ciência brasileira tem sido muito útil', diz futuro ministro da Saúde

Telemedicina

"O governo federal tem trabalhado desde o início do mandato do presidente Bolsonaro para melhorar a eficiência do SUS e algumas pautas que eram caras a sociedade médica como, por exemplo, a criação de secretaria de atenção primária, foi criada. Hoje funciona e funciona de maneira satisfatória. A pandemia nos trouxe desafios, mas oportunidades, como a legislação para tecnologias de informação do programa Telesaúde, pode ser útil para triar o acesso dos brasileiros ao SUS" - Marcelo Queiroga

Medidas básicas

"A vocês eu peço uma oportunidade para construir um futuro melhor para a saúde pública do Brasil, levar uma palavra de alento para as famílias que perderam seus entes queridos vítimas dessa doença miserável e outras que também afetam a população brasileira. Informar a população para que utilizem máscara, são medidas simples para bloquear o vírus, lavar as mãos. Vocês sabem disso, mas só pra reafirmar"