Doria descarta reeleição em São Paulo e diz querer o Planalto

21/06/2021

Em entrevista, tucano lança Rodrigo Garcia na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes

21.jun.2021 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta 2ª feira (21.jun.2021) que não será candidato à reeleição em 2022. Em entrevista à Jovem Pan, o tucano informou que o vice-governador Rodrigo Garcia será o candidato do PSDB para o governo paulista no ano que vem.

Doria também se lançou como pré-candidato à Presidência da República pelo partido. As prévias do PSDB ao cargo estão marcadas para 21 de novembro.

"Não serei candidato à reeleição aqui no Estado de São Paulo. O candidato aqui chama-se Rodrigo Garcia, o nosso vice-governador, para disputar as eleições [...]. Sou candidato à Presidência da República, ou melhor, pré-candidato à Presidência da República", disse o governador.


Rodrigo Garcia deixou o DEM no início de maio e migrou para o PSDB. Sua ida ao partido foi articulada pelo atual governador para garantir que a sigla tenha candidato ao cargo mais importante do Estado.

Desde 1994, só tucanos se elegem para comandar a unidade mais rica e populosa da Federação. O movimento de Doria tirou do DEM a perspectiva de governar São Paulo e irritou o presidente da sigla, ACM Neto.

CHANCES DE DORIA

A Executiva Nacional do PSDB definiu em 15 de junho as regras para as prévias do partido. A proposta aprovada estabelece que os votos dos filiados terão um peso menor do que a daqueles com um mandato político.

O modelo representa uma derrota para o governador João Doria. Ele queria que todos os filiados do partido tivessem o mesmo peso na votação. A ideia dele era que os filiados tivessem 50% de peso e os mandatários os outros 50%.

Pesquisa PoderData divulgada pelo Poder360 em 9 de junho mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) seguem em empate técnico para o 1º turno das eleições de 2022. O atual comandante do Planalto marca 33% no levantamento, contra 31% do petista.

O governador João Doria segue com desempenho fraco nas pesquisas e marca apenas 3% de intenções de voto.