Casos de Covid-19 aumentam cerca de 30% na cidade de SP nos últimos 10 dias

05/01/2022

Edson Aparecido também afirmou que capital paulista não usará escolas para vacinar crianças, como sugeriu o governo do estado.

05/01/2022 

Edson Aparecido em entrevista ao Bom Dia São Paulo nesta quarta, 5 de janeiro -

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta quarta-feira (5) que os casos de Covid-19 na capital paulista aumentaram cerca de 30% nos últimos 10 dias.

Aparecido não detalhou os números absolutos deste aumento, mas afirmou que o cálculo foi feito pela Vigilância Sanitária com os testes positivos de Covid.

Aparecido relaciona este aumento à chegada da variante ômicron.

"Quando a ômicron entrou aqui na cidade de São Paulo, no dia 5 de dezembro, ela era, nos sequenciamentos que nós fizemos, pouco mais de 5%. Na semana seguinte, ela saltou para 27% nos casos da cidade. E ontem, no último levantamento que nós recebemos do Instituto Butantan, todos os sequenciamentos realizados já apontam 52%".


Nesta quarta, todas as bases de saúde da cidade de São Paulo irão testar pacientes sintomáticos com problemas respiratórios contra Covid-19 e contra Influenza simultaneamente.

Segundo o secretário, em 15 dias a ampla testagem dará um mapeamento mais preciso da situação da cidade. "Esse processo de testagem é importante porque vai nos permitir identificar de forma mais precisa qual é o grau de disseminação, de prevalência de cada uma das variantes e termos uma estratégia de saúde adequada para cada uma delas", afirmou Aparecido.

Vacinação de crianças nas escolas

Nesta terça, a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo informou que pretende vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 dentro das escolas do estado, repetindo o mesmo modelo de vacinação de adolescentes.

No entanto, a capital paulista não deve seguir esta recomendação e a vacinação das crianças será feita nos postos de saúde.

. "Neste momento, onde nós estamos com as nossas unidades de saúde lotadas para atendimento de Covid, de gripe e fazendo vacinação, as escolas não estão funcionando normalmente, então não tem porque fazer um deslocamento inteiro de equipes de saúde, inclusive com logística, com refrigeradores, com a vacina nos nossos postos de saúde para as escolas. Até porque a cidade de são Paulo tem mais de 4 mil escolas".

Aparecido também falou que a cidade fará uma campanha para estimular que os pais que forem levar a criança para vacinar se imunizem com a terceira dose, caso já esteja na data. "Nós vamos ter as duas vacinas disponíveis nas nossas unidades".