COVID 19 -  CARNAVAL

25/11/2021

Ainda distante do Carnaval  - Não é hora de pensar em aglomerações do Carnaval, diz chefe de comitê de SP

"Ainda é precoce pensar em uma situação de multidões na rua, com aglomeração, mesmo que seja daqui a três meses. Não é o momento de pensar nas grandes aglomerações do Carnaval. Ele movimenta milhões e milhões de brasileiros, de pessoas de fora do país", declarou Menezes durante coletiva hoje

Ele já havia afirmado em outras ocasiões que uma festa como o carnaval, com milhões de pessoas de diferentes países se encontrando de forma desenfreada -e muito provavelmente sem máscara- é uma situação inédita no mundo pós-pandemia.

"Temos boas perspectivas, como já foi colocado hoje: o avanço da cobertura vacinal no estado de SP é exemplo para o mundo, e o que também temos de exemplo é conjugar o avanço da cobertura vacinal com outras medidas que têm garantido o nosso sucesso até o momento. [Mas] não podemos nos enganar e dizer que estamos livres da pandemia, livres do coronavírus. Ele está circulando, e por isso estamos mantendo as medidas com cautela."

Até agora, pelo menos 70 cidades do estado já cancelaram as festas oficiais de rua por causa da pandemia. O estado diz que manterá a liberação e a capital projeta "o maior carnaval da história".... 

Menezes pontua que há uma diferença entre eventos fechados de carnaval, com controle de pessoas, como os desfiles em sambódromo, e a festa de rua..

"Não vejo nenhuma diferença entre um evento no Sambódromo e outros eventos. O que a gente tem que discutir são as aglomerações não controladas: o Carnaval reúne milhões e milhões de pessoas no país inteiro, circulando de lá pra cá e de cá pra lá", argumentou Menezes..

Hoje, o estado tem 74,4% da população geral com duas doses ou dose única, cerca de 34,4 milhões de habitantes. O plano é chegar em pelo menos 90% até as festas de final de ano..

Já o Brasil está com 61,1% da população completamente vacinada, com algumas regiões mais lentas. A projeção é que, em fevereiro, no período da festa, esta marca esteja em 80%.

Não podemos nos esquecer dos tempos difíceis que passamos.