ALESP, a pauta para os próximos dias. da casa
Os líderes partidários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo definiram, em reunião realizada nesta segunda-feira (9), a pauta da Casa para os próximos dias.
Para esta terça, dia 10, quatro reuniões conjuntas de comissões foram convocadas para deliberarem sobre projetos de lei.
De autoria do governo estadual, o Projeto de Lei 148/22, voltado para desenvolvimento das ferrovias que integram o Subsistema Ferroviário do Estado, é uma das propostas em pauta. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação; pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento; e pela Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.
A proposta compreende o planejamento, a construção, a operação e a fiscalização dos serviços e obras que envolvem os transportes ferroviários. As ferrovias que serão incluídas no sistema deverão ser determinadas pelo Executivo.
O Projeto de Lei 836/21, proposto pelo deputado Ataíde Teruel (Podemos), que inclui no calendário oficial do Estado a "Semana de Prevenção e Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado", será analisado nesta terça pelas comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Orçamento; e pela Comissão de Saúde.
Os parlamentares integrantes da CCJR e da CFOP se reúnem também com a Comissão de Meio Ambiente e
Desenvolvimento Sustentável para analisar o Projeto de Lei 209/22, do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), que busca definir a percentagem de pet reciclado que as garrafas plásticas produzidas no Estado devem conter.
Já a Comissão de Atividades Econômicas se reúne para deliberar sobre o Projeto de Lei 486/21, da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que regulamenta a criação, o manejo, o comércio e o transporte de abelhas sociais nativas (meliponíneos) no Estado.
Caso aprovados pelas comissões da Casa, os projetos seguem para discussão e votação em Plenário.
Sessão Extraordinária
Os líderes da Casa decidiram também pela convocação de duas sessões extraordinárias a serem realizadas nesta terça-feira, 10, para votarem a perda temporária de mandato do deputado Frederico d'Avila (PL), por quebra de decoro parlamentar.
O Projeto de Resolução 3/22, acata decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de afastar o deputado de suas atividades parlamentares pelo período de três meses. O processo foi aberto após xingamentos direcionados à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e ao Papa Francisco feitos por d'Avila na tribuna da Assembleia Legislativa.