Parlamentares do PSD, PV e Solidariedade têm como bandeiras a defesa da democracia e o desenvolvimento

12/07/2021

Série especial de reportagens mostra como as bancadas da Assembleia se articulam para votação de projetos

08/07/2021 

  • Especial bancadas | Daniele Oliveira e Matheus Batista -

Na segunda reportagem da série especial que retrata a atuação das bancadas partidárias na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, falaremos sobre os princípios que norteiam o trabalho dos parlamentares que integram os partidos PSD (Partido Social Democrático), PV (Partido Verde) e Solidariedade.
Pelo PSD, temos os deputados Alex de Madureira e Marta Costa. No PV são três deputados: Afonso Lobato, Edson Giriboni e Reinaldo Alguz; e o Solidariedade, com os deputados Alexandre Pereira e Sargento Neri.
Solidariedade
O Solidariedade conta com dois representantes no Parlamento paulista e tem como fundamento, em esfera nacional, o desenvolvimento humano, econômico e social sustentável. A igualdade e a inclusão social são valores defendidos por seus integrantes e apoiadores.
Em âmbito estadual, o partido é defensor dos empregados e do funcionalismo público, como conta o deputado Sargento Neri. "Escolhi o Solidariedade por ter afinidade total com seu programa e ideais", afirma.
Neste sentido, o parlamentar afirma que tem voltado sua atuação para a saúde dos servidores públicos. "São poucos os projetos voltados para a saúde pública. Nesse momento em que vivemos, teríamos que trabalhar muito a situação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), os hospitais militares e também centros médicos em geral. A massa de investimento não está sendo concentrada na saúde e com isso, o que já era precário se transformou em um caos", disse.
Os encontros realizados pela sigla ocorrem a cada dez dias para discutir o cenário político a nível federal e estadual. Durante o processo de análise de proposituras, que posteriormente são deliberadas e votadas, o partido define que "o parlamentar tem liberdade de escolha na votação", de acordo com Neri.
O Solidariedade luta pela construção de meios que fomentem a distribuição de renda, a igualdade, promoção à inclusão e a dignidade, além do respeito à diversidade humana, ecológica e a valorização da vida. Junto aos parlamentares estaduais, a sigla busca expandir sua presença em São Paulo. "A intenção do partido é aumentar a bancada, e com isso, aumentar os trabalhos no Estado", disse Neri.
PSD
O Partido Social Democrático tem como bandeiras a liberdade de expressão, opinião e o direito do cidadão à informação. Como princípio fundamental, se declara contra qualquer tipo de censura, controle, restrição ou regulamentação. Também aposta na agricultura e na pecuária, e defende a iniciativa e a propriedade privada.
A independência e autonomia concedidas para definir os posicionamentos de cada parlamentar nas votações foi o fator principal para Alex de Madureira escolher a sigla. "Nós temos um compromisso partidário, uma bandeira democrática, mas o partido nos dá liberdade de votarmos os projetos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conforme nossa consciência", disse.
O partido afirma que é contra a política de fazer oposição sem propósito. De acordo com ele, "os adversários não são inimigos a eliminar, mas cidadãos com os quais vamos dialogar, sem violências ou radicalismos''.
Para Madureira, o que aproxima as deputadas e os deputados de diferentes partidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo são as boas proposituras. "Os bons projetos unem os parlamentares, nós já vimos isso acontecer várias vezes na Casa". "É claro que quando chega uma proposta que algum deputado acredita que pode ter alguma melhoria, são apresentadas emendas ou é criado um substitutivo para que sejam incorporadas novas ideias a esse projeto", disse.
Em março deste ano, passou a vigorar a Lei 17.343, que institui o mês "Dezembro Verde", dedicado à campanha de combate aos maus-tratos e abandono de animais. A norma é resultado do Projeto de Lei 688/20, do qual Alex de Madureira foi autor, em parceria com o deputado Maurici (PT), e uma das proposituras da agenda política defendida por ele, que tem como principais causas a proteção do meio ambiente, proteção e defesa animal.
Na opinião de Alex, "projetos de questões ambientais deveriam voltar para a pauta da Assembleia, pois estamos vivendo em tempos difíceis".
PV
Com três representantes na Casa, o Partido Verde se declara como um instrumento de ecologia política. O PV faz parte de um movimento internacional, ?os verdes?, que prega o respeito às liberdades democráticas, à justiça social e aos direitos humanos.
O partido afirma acreditar que "a democracia é o instrumento de superação de divergências" e defende o aprofundamento de uma cultura democrática que estimule o convívio pacífico, harmonioso, solidário e cooperativo entre os cidadãos.
De acordo com seu estatuto, o PV não se delimita às divisões do espectro político, e defende o diálogo com todas as vertentes políticas, buscando colocar em ação as propostas e programas desenvolvidos por seus integrantes.