Leilão do 5G

04/11/2021

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início nesta quinta-feira (4) ao leilão do 5G, a internet de quinta geração. A previsão é que ele termine apenas na sexta (5).

No leilão, foram oferecidos lotes em quatro faixas de frequência: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz.

Essas faixas funcionam como "avenidas" no ar para transmissão de dados. É por meio delas faixas que o serviço de internet 5G será prestado. O prazo de outorga - direito de exploração das faixas - será de até 20 anos.

Cada uma dessas faixas foi dividida em blocos nacionais e regionais. O modelo do leilão prevê que as interessadas façam ofertas para esses blocos.

Até o momento, o leilão do 5G já têm os seguintes resultados:

Faixa de 700 MHz

  • Winity II Telecom

A Winity II Telecom, ligada ao Fundo Pátria, venceu a disputa pelo primeiro lote do leilão do 5G. Com isso, o Brasil contará com uma nova operadora de telefonia móvel com autorização para oferecer o serviço em todo o país.

Faixa de 3,5 GHz, lotes nacionais

  • Claro
  • Vivo
  • TIM

Claro, Vivo e TIM arremataram nesta quinta-feira (4) os três lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz ), considerada a principal do leilão do 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Faixa de 3,5 GHz, lotes regionais:

  • *Sercomtel, vai atuar na Região Norte e Estado de SP, salvo exceções.
  • *Brisanet, vai atuar na região Nordeste e Centro-Oeste, salvo exceções.
  • *Consórcio 5G Sul, vai atuar na região Sul.
  • *Cloud2U, vai atuar nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, salvo exceções.
  • *Algar Telecom, vai atuar em algumas localidades em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Os lotes regionais permitem que as empresas vencedoras ofereçam o serviço de internet de quinta geração em regiões específicas do país, ou seja, essas empresas não terão uma atuação nacional.

A faixa de 3,5 GHZ é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade. É a faixa de frequência mais usada no mundo inteiro para o 5G, com foco no varejo (consumidores finais) e na indústria. O espectro é considerado ideal para atender áreas urbanas.

A faixa, incluindo os lotes nacionais e regionais, foi orçada em cerca de R$ 30 bilhões, sendo quase R$ 29 bilhões destinados ao cumprimento das obrigações previstas no edital.

Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G. - Foto: Wagner Magalhães/Arte G1