USO DE MASCARAS EM TEMPO DE PANDEMIA

04/05/2020

Uso de mascaras  em São Paulo

Várias cidades do interior paulista estão adotando medida similar. Em Campinas, o uso obrigatório de máscaras em ônibus, táxis e serviços de transporte por aplicativo começa a valer também a partir de hoje dia04 de maio. Em Santos e outras cidades do litoral, o uso do acessório começou a ser exigido na semana passada.

Em outros estados, cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis também adotaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em transporte coletivo e em outros espaços públicos.

Embora a própria Organização Mundial da Saúde tenha demorado a recomendar o uso de máscaras de forma ampla pela população - no início, a instituição aconselhou seu uso apenas aos profissionais de saúde e pessoas pertencentes a grupos de risco -, o fato é que esse acessório é relativamente barato e fácil de ser encontrado. Por isso, o bom senso recomenda seu uso em lugares em que haja aglomeração de pessoas.

O Japão, um dos primeiros países atingidos pelo surto do novo coronavírus, tem larga tradição no uso de máscaras para evitar a propagação de doenças respiratórias. Ali, as pessoas usam máscara voluntariamente, sem necessidade de imposição legal. Até ontem, o Japão havia registrado 474 mortes por covid-19, média de 4 óbitos por milhão de habitantes. O Brasil, que fechou ontem com 7.025 mortes, tem uma média de 33 óbitos por milhão de pessoas.