Defesa Civil do Estado indica ações para lidar com as fortes chuvas de verão.

17/01/2023


Em entrevista à Rede Alesp, primeiro-tenente da Polícia Militar falou sobre as ações do governo estadual12/01/2023 18:24

  • Governo | Por Matheus Batista -


A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem emitido alertas para as chuvas intensas que atingem a região sudeste do país desde dezembro do ano passado. Na última terça-feira, 11, o governo estadual anunciou a destinação de R$ 11 milhões em recursos para a recuperação dos 20 municípios paulistas mais afetados pelas chuvas.
Nesta quarta-feira (12), o Estúdio Alesp recebeu o primeiro-tenente da Polícia Militar e técnico da Defesa Civil do Estado, Matheus Roncatto, para falar sobre as ações do governo e informar a população sobre como lidar em situações de risco causadas por temporais.
Atualmente, a Defesa Civil trabalha na operação "Chuvas de Verão", que teve início no dia 1º de dezembro e vai até o dia 31 de março. A operação monitora a situação de todos os 645 municípios do Estado, destinando equipes para os mais afetados.
Dentre as orientações importantes para se evitar tragédias durante as chuvas, Roncatto reforçou a necessidade de se evitar áreas alagadas. "A maioria dos óbitos que tivemos durante a operação são ocorrências relacionadas a enxurradas. Para se ter uma ideia, somente 15 centímetros de água já é suficiente para arrastar uma pessoa", disse.
Outro ponto importante destacado durante a entrevista foi a questão dos deslizamentos de terra. A Defesa Civil alerta que esses eventos acontecem por falhas estruturais e que dão indícios de quando vão acontecer.
"Essas movimentações de solo são precedidas por alguns sinais, como por exemplo rachaduras nas paredes e muros, inclinação de postes e árvores. A recomendação é abandonar imediatamente o imóvel", afirmou o primeiro-tenente.
Já em situações de chuvas no trânsito, a recomendação é procurar lugares altos e, em situações extremas, o melhor a se fazer é abandonar o veículo e se abrigar em um lugar seguro. "Trace uma rota alternativa e de maneira nenhuma enfrente alagamentos", completou Roncatto.
Ações
Em 2022, a Defesa Civil realizou mais de 800 mapeamentos de risco em todo o Estado de São Paulo e capacitou cerca de 800 agentes municipais para o enfrentamento dos danos causados pelas chuvas. Além disso, a força-tarefa conta também com o aplicativo Alerta SP, que notifica os cidadãos sobre as áreas de riscos do Estado.
A população também pode receber esses alertas por mensagens, enviando um SMS com o CEP da sua residência para 40199.
O primeiro-tenente Matheus Roncatto afirmou ainda que o governo deve reforçar os investimentos para a prevenção de tragédias ao longo de 2023. "A gente continua com a nossa equipe trabalhando em obras recuperativas para apoiar os municípios, mas devemos também investir cada vez mais em obras para mitigar e minimizar os danos desses desastres".