SÃO PAULO com 6 óbitos por hora

02/05/2020

Foram registradas 136 novas mortes nesta quinta-feira (30). A Grande São Paulo tem cerca de 89% dos leitos das UTIs ocupados.

O número de mortes provocadas pelo coronavírus no estado de São Paulo chegou a 2.511 nesta sexta-feira (1), segundo o Ministério da Saúde. Foram registradas 136 mortes na quinta-feira (30), aumento de quase 6% em um dia, e o número de casos confirmados passou dos 30 mil: 30.374.

O balanço indica que foram confirmados 6 óbitos por hora no estado. A mortalidade já é verificada em quase ¼ dos municípios de SP. Entre as 645 cidades, 151 têm uma ou mais vítimas fatais da Covid-19.

Do total de pessoas que faleceram com a doença, 36% moravam em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, que totalizam 904 óbitos.

Na capital paulista são 1.665 mortes e 19.679 casos confirmados da doença; cidade também trabalha com 77.897 casos suspeitos.

Segundo o governo de São Paulo, a preocupação das autoridades de saúde nesse momento é com o avanço rápido da doença entre os municípios do interior. Em um vídeo publicado pelo governo paulista, os números mostram um salta grande dos casos confirmados da Covid-19 também fora da capital e da região metropolitana.

A partir do dia 4 de maio não será permitido pessoas sem mascaras em transportes coletivo , ônibus, metrô ,   Uber e táxi com passageiro sem máscara serão multados em R$ 150 reais. 

"A quarentena na cidade vai até o dia 10 de maio por decreto. No dia 8 de maio devemos anunciar a prorrogação ou não dessa quarentena, mas os números são preocupantes. Em 5 dias, o índice tem ficado 48%, abaixo de 50%. Estão aumentando o número de pessoas contaminadas, suspeitas e óbitos", disse. 

Ele ainda anunciou que vias devem ser bloqueadas para trânsito. O planejamento desta medida será definido em reunião marcada para hoje. "Precisamos melhorar o índice para evitar um colapso do sistema de saúde", disse....