PREVENÇÃO contra o coronavirus e a mudança do Verão para Outono

17/03/2020

Começa o tempo mais fresco e queda das folhas das árvores. Inicialmente, os dias e noites possuem a mesma duração.

Porém, com o tempo, os dias vão se tornando mais curtos em relação à noite. Além disso, a temperatura também vai caindo, marcando a chegada do inverno.

Quando começa o outono: 20 de março.
Quando acaba o outono: 21 de junho.

Com a chegada do outono (no próximo dia 20) e dos meses mais frios, doenças transmitidas pelo ar são mais fáceis de serem disseminadas, isto porque, nesse período, as pessoas têm o costume de ficar mais próximas umas das outras e em lugares fechados. Por isso estamos tomando precauções, pois o virus que invadiu nosso ar espalha com muita rapidez. Pessoas que estão com a imunidade baixa e pertencem ao grupo de risco tendem a fica gravemente enfermas.

Essas doenças podem ser transmitidas em qualquer época do ano ou estação, mas as peculiaridades das estações mais frias, como diminuição da temperatura, baixa umidade do ar e maior nível de poluição atmosférica são ideais para a disseminação de doenças respiratórias.

As mais comuns são a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. 

A primeira, causada somente pelo vírus influenza, é considerada mais grave, já que costuma dar febre alta e deixar a pessoa de cama. 

Já a segunda, pode ser causada por diferentes tipos de vírus, como o rinovírus e o parainfluenza, e tem como principais sintomas: coriza, congestão nasal, tosse, dor no corpo e leve dor de garganta.

A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra, desde um dia antes de apresentar os sintomas até, geralmente, cinco dias depois. As crianças podem transmitir por mais tempo: de sete a dez dias.

ALERTA - CORONAVIRUS NÃO É GRIPE E NÃO É RESFRIADO

Para evitar essas doenças respiratórias, hábitos simples de higiene, como lavar as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal, são fundamentais. Além disso, manter ambientes ventilados, evitar contato/compartilhar objetos com pessoas que apresentam sintomas e cobrir o nariz ao tossir e espirrar também são métodos preventivos importantes.

CORONAVIRUS NO MUNDO


Outras patologias que incomodam nesta época são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite.

Se sentir falta de ar, ter febre, procure assistência médica.