Temporal causa deslizamentos e deixa pelo menos 38 mortos em Petrópolis, no RJ

16/02/2022

Em apenas seis horas, choveu mais do que o esperado para todo o mês na cidade.

Uma tempestade que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15), provocou ao menos 38 mortes, segundo informações atualizadas pela Defesa Civil do município na manhã desta quarta (16). O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde foram registrados deslizamentos de terra.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento das vítimas. Em apenas seis horas, choveu mais do que o esperado para todo o mês no município.

- Realmente teremos que reconstruir a cidade. Foram mais de 200 milímetros de chuva em apenas duas horas. Atingiu o coração da cidade, o Centro Histórico, onde há maior densidade urbana - disse o prefeito Rubens Bomtempo ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quarta-feira.

Um dos locais mais afetados foi o Morro da Oficina, no Alto da Serra, onde um grande deslizamento atingiu diversas moradias. Segundo a prefeitura, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas na área próximo à Rua Tereza, conhecida via comercial do município.

A busca por sobreviventes seguiu intensa ao longo da madrugada e contou com a ajuda de moradores e de equipes dos Bombeiros, do Exército e da Defesa Civil.

A população de áreas de risco está sendo direcionada a pontos de apoio, que são algumas escolas e postos de saúde. Avenidas importantes de Petrópolis estão operando em meia pista devido a enxurradas e quedas de barreiras.

O secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Leandro Monteiro, informou à TV Globo que todos os bombeiros do quartel de Petrópolis estão nas ruas, mas que mal conseguem chegar aos locais necessários devido aos alagamentos. São 120 profissionais em exercício e outros 60 agentes de uma equipe especializada estão a caminho da cidade, com botes e caminhonetes 4x4.

O governador fluminense, Cláudio Castro, disse no Twitter que entrou em contato com o prefeito da cidade. Ele afirmou ainda que orientou parte dos secretários para que se desloquem à região serrana.