LOGÍSTICA E TRANSPORTES DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM
DIRETORIA DE ENGENHARIA
País: - Brasil
Projeto: - Programa de Investimento Rodoviário do Estado de São Paulo - BID IV
Subprojeto: - Serviços de consultoria para fornecimento de matrizes de origem-destino, derivadas do processamento de "Big Data", para estimar o tráfego em rotas rodoviárias.
Setor: - - Transportes
SERVIÇOS DE CONSULTORIA
SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
Empréstimo No 3276/OC-BR
Projeto N0 BR-L1401
O Estado de São Paulo recebeu um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se propõe a utilizar uma parcela dos recursos para os pagamentos correspondentes à contratação de serviços de consultoria no âmbito do Programa de Investimento Rodoviário do Estado de São Paulo - BID IV.
Ademais o Estado de São Paulo precisa desenvolver e atualizar diversos estudos de demanda de transportes, destacando-se a Pesquisa de Origem-Destino (POD). Tal pesquisa é essencial para o desenvolvimento de todos os estudos de planejamento em transportes, destacando-se, entre eles, os de concessões ou parcerias público-privadas e aqueles destinados à busca de maior equilíbrio da matriz de transportes e redução de emissões
de poluentes.
Considerando:
i) o elevado montante financeiro necessário para realização
de milhares de PODs rodoviária, dentro de um grande plano
amostral que possa caracterizar as viagens em todo o Estado
de SP;
ii) os transtornos no tráfego causados para aplicação das
pesquisas rodoviárias;
iii) a impossibilidade de execução destas pesquisas em vias
muito movimentadas, devido a critérios de segurança;
iv) os aspectos sazonais não identificados em pesquisas
realizadas em curtos períodos de tempo;
v) a ausência de uma plataforma que forneça informações e
diagnósticos em tempo real da situação dos fluxos de veículos e
pessoas e das relações de uso e ocupação dos vários segmentos
da infraestrutura rodoviária e hidroviária;
vi) a insuficiência de informações operacionais em tempo
real que subsidiem a tomada de decisão dos gestores em situações críticas que exigem ações rápidas e precisas para a mitigação dos potenciais efeitos nocivos e danos para os usuários;
A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo (SLT/SP) busca por alternativas para estimar matrizes de origem-destino e monitoramento da utilização da infraestrutura de transportes nos modais citados através do uso de grandes bancos de dados (Big Data), constituídos de informações de localização de usuários de diferentes sistemas que utilizam GPS (Global Positioning System) e/ou outros métodos de localização.
Estes bancos de dados, estáticos (referentes a períodos de tempo já ocorridos) e inâmicos (dados em tempo real), devem permitir a identificação das rotas de cada usuário bem como o nível de ocupação da infraestrutura.
A temporalidade da escolha dos bancos para a integração dos dados será feita por tipo de resultado pretendido e constitui objeto do Termo de Referência para o desenvolvimento do
projeto.
A SLT/SP, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), pretende contratar uma empresa ou consórcio de empresas para fornecer soluções tecnológicas eficientes para obtenção de matrizes origem- destino de viagens de pessoas e de veículos de carga e de passageiros que utilizam a infraestrutura rodoviária, ferroviária e hidroviária no Estado de São Paulo através de "Big Data".
Além das matrizes origem-destino (OD), constitui objeto do presente projeto o desenvolvimento de uma plataforma de fusão de dados originários de várias fontes, também em tempo real, destinadas a suprir os gestores do sistema de logística e transportes de informações para apoio operacional e monitoramento do sistema.
Os interessados deverão enviar informações que demonstrem suas habilidades para fornecer o serviço, considerando:
i) a descrição sumarizada da metodologia que pretende utilizar, considerando: as operações iniciais de tratamento dos bancos de dados, os mecanismos de otimização de análises e filtros, a formulação de hipóteses para definição das origens e destinos das viagens (dada captura contínua da localização dos usuários), a forma de sobreposição dos dados em mapas vetoriais rodoviários (a fim de identificar as rotas intermunicipais), o meio de caracterização das viagens por tipologia (automóveis e tipos de caminhões); os métodos estatísticos de expansão e tratamento de vieses (caso a quantidade de usuários seja uma minoria frente ao universo das viagens); as condições necessárias para respeitar o sigilo individual dos usuários, entre outras técnicas que se mostrarem importantes para o desenvolvimento do trabalho.
ii) a descrição dos bancos de dados que serão utilizados, apresentando: a tecnologia empregada para captura da localização, os tipos de campos/variáveis que caracterizam a viagem e o usuário, a quantidade média de usuários que alimentam os bancos de dados por unidade de tempo (ano, mês, dia), entre outras informações que se mostrarem importantes. As fontes (nome de empresas ou aplicativos que fornecerão os dados) não são necessárias.
iii) A comprovação de que a empresa ou consórcio tenha acesso e permissão de uso dos bancos de dados referidos e admitam a expertise necessária o para criar e executar os
métodos supracitados. Isso corresponde à apresentação de currículos das empresas e de seus profissionais que tenham os conhecimentos pertinentes e/ou tenham desenvolvidos trabalhos semelhantes.
Como indicado, os consultores poderão associar-se a fim de melhorar suas qualificações.
Os consultores interessados poderão obter maiores informações no endereço indicado abaixo, no período das 9:30h às 11h e das 14h às 17h00min.
S