Doria anuncia início de obras do monotrilho que vai ligar estação da CPTM a aeroporto em Guarulhos

22/02/2022

Projeto deve estar concluído em 2024, com capacidade para transportar 4 mil pessoas por hora. Investimento estimado é de R$272 milhões. Retomada ocorre após TCU liberar plano do governo de SP.

Por g1SP - São Paulo

22/02/2022 

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (22) a retomada das obras do monotrilho, que pretende ligar a capital paulista ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, conectando as estações de Metrô e CPTM aos terminais de passageiros do aeroporto em seis minutos.

A retomada ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) liberar, em 2 de fevereiro, os trabalhos, revogando uma medida cautelar proferida pelo relator do processo junto ao TCU, ministro Vital do Rêgo, e aprovada em plenário em setembro do ano passado.

A previsão inicial era que o projeto, batizado de People Mover, começasse a ser executado em janeiro de 2022.

Segundo o governo de São Paulo, as obras devem estar concluídas em 2024 e devem ligar a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, com capacidade para transportar 4 mil pessoas por hora.

O investimento estimado é de R$ 272 milhões, entre recursos públicos e privados com outorga da concessionária GRU Airport, responsável por operar o Aeroporto de Cumbica em parceria com o governo de São Paulo e o Ministério da Infraestrutura.

A liberação do TCU ocorreu após o governo sanar irregularidades apontadas em auditorias feitas pelo tribunal.

O transporte da estação da CPTM até o aeroporto, deve durar 6 minutos e atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. O percurso terá 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações. Os trens serão automáticos e movidos a ar.

Atualmente, o Expresso Luz, que sai do Centro de São Paulo e vai até a estação ferroviária mais próxima do aeroporto, dura 25 minutos. Ou seja, todo o trajeto, deve durar 31 minutos.


Monotrilho entre terminais no Aeroporto de Guarulhos será construído pela GRU Airport

TCU aprovou no início do mês

A aprovação da retomada das obras pelo TCU ocorreu no início deste mês. O tribunal acompanhará a implantação do monotrilho até a completa execução das obras, podendo prosseguir com avaliações bianuais após esse período até o final do contrato de operação do sistema.

O TCU também vai dar ciência ao Ministério da Infraestrutura, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) de que "a ausência de estudos preliminares (pré-viabilidade) para a avaliação de políticas públicas é prática danosa e que deve ser evitada no contexto da boa governança das entidades públicas".

Suspensão das obras

Em setembro de 2021, o TCU suspendeu o projeto People Mover sob o argumento de que faltavam estudos para comprovar que o monotrilho era a opção mais viável para o aeroporto.

Segundo o ministro Vital do Rêgo, após a decisão, o Ministério da Infraestrutura encaminhou um estudo intitulado "Comparativo entre alternativas de transporte terrestre para o Aeroporto Internacional de Guarulhos", produzido pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

"O conteúdo desses estudos vai ao encontro das razões de decidir desse voto, uma vez que os dados técnicos apontam a adequação do sistema APM para um Aeroporto do porte de Guarulhos em termos técnicos e ambientais, cuja implantação será acompanhada pelo TCU na forma proposta na presente decisão", declarou o relator em seu voto.

Rêgo afirmou, ainda, que avaliou "as circunstâncias práticas da realidade, em especial sobre questões que envolvem a qualidade de vida de cidadãos e o aumento dos níveis de serviços dos nossos aeroportos", decidindo, por assim, revogar a cautelar.