FASDERBRA

03/12/2018

XXII CONGRESSO DA FASDERBRA - 2018

Congresso Federativo Interestadual Sindical da Fasderbra, o vigésimo segundo, realizado entre os dias 20 e 22/11/2018, na cidade de São Paulo.

e-mail: fasderbra @hotmail.com

o secretário-geral da entidade, Lineu Mazano; Carmen Lúcia Bin, Nilton Borges Ramos, Carlos José Bueno, Claudete Ribeiro Cavali e demais dirigentes da própria Fasderbra, no Hotel Dan In, centro de São Paulo.

Na mesa de abertura o presidente da Fasderbra Adolfo Garrido, José Alberto Coutinho, Nilton Borges e o professor Ruy Brito, saudaram os convidados agradecendo a participação no evento. Na sequencia, as lideranças realizam a prestação de contas de 2018. 

O futuro do meio sindical

Palestrante - Erledes Elias da Silveira- Professor de formação político sindical

Relatou que atualmente o país possui 12.400 sindicatos reconhecidos e outros 4.000 não reconhecidos pelo MTE. Na ocasião o especialista afirmou que a única maneira de manter o movimento sindical vivo é com trabalho nas bases, tarefa indispensável para todas as entidades do sistema confederativo como Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais.

Palestrante Lineu Mazano- Secretario Geral da CSPB


"O Cenário Político para 2019".

Provocando reflexão junto aos participantes: "Precisamos admitir os erros cometidos das lideranças partidárias e sindicais, não realizando ações mais efetivas. O capital devastou o movimento sindical por décadas, chegando ao seu apogeu. Em 2019 seremos obrigados a conviver com um Congresso mais conservador, um cenário, sem medo de errar, mais complicado que o atual. Existe uma perspectiva real de redução dos salários de servidores públicos, diminuição do Estado, bem como a retirada de direitos seguirá a tendência de multiplicar retrocessos em efeito cascata. Os líderes sindicais precisam fazer uma reforma interna e pontuar seus caminhos, suas ações, e se reinventar de uma forma que o trabalhador(a) na base consiga entender a importância de uma entidade sindical e o papel do dirigente na sociedade", concluiu Lineu.

Palestrante -Maria Dirlene Marques - Professora de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais -


POLÍTICA NO BRASIL DE HOJE

Candidata do PSOL ao governo de Minas, é professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela possui mestrado em Ciência Política pela UFMG e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional.

PALESTRANTE RUY BRITO -" REFORMA FISCAL TRIBUTÁRIA"