Europa volta a ser epicentro de Covid-19 e taxa de transmissão no continente é preocupante, diz OMS

04/11/2021

Alemanha registra recorde de casos diários de Covid-19 desde início da pandemia

04/11/2021  


Número de novos casos por dia está há quase seis semanas consecutivas em alta na Europa, e número de mortes diárias sobe há sete semanas. Aumento se deve, principalmente, a números de Rússia, Ucrânia e Romênia.

O ritmo atual de transmissão do coronavírus na Europa é muito preocupante e pode causar mais meio milhão de mortes no continente até fevereiro, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (4).

De acordo com os dados da OMS Europa, as hospitalizações ligadas ao coronavírus dobraram em uma semana.

O número de novos casos por dia está há quase seis semanas consecutivas em alta na Europa, e o número de mortes diárias continua a subir, já há sete semanas. Esta alta é puxada, principalmente, pelos números de Rússia, Ucrânia e Romênia.

Registra-se, em média, 250 mil novos casos e 3.600 óbitos por dia, de acordo com dados oficiais coletados pela agência AFP.

"Estamos, de novo, no epicentro", advertiu o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em entrevista coletiva virtual.

"O ritmo atual de transmissão nos 53 países que formam a região europeia é muito preocupante. Se mantivermos esta trajetória, poderemos ter outro meio milhão de mortos por Covid-19 na região até fevereiro", disse ele.


A Alemanha registrou, nesta quinta-feira (4), um recorde de casos diários desde o início da pandemia de coronavírus no país, com quase 34 mil casos em 24 horas. Os dados são do instituto de vigilância sanitária Robert Koch.

Holanda anuncia retomada de medidas de prevenção contra a Covid
País vê aumento no número de infecções e internações hospitalares. Governo voltou a exigir o uso de máscaras em espaços públicos e reintroduziu a regra de distanciamento social.

Por isso, o governo também está reintroduzindo uma regra de distanciamento social de 1,5 metro e expandindo o pedido de passaporte de saúde em locais como museus e varandas de restaurantes.

As pessoas também são aconselhadas a trabalhar em casa pelo menos metade da semana e a evitar viagens durante os horários de pico.

Rutte afirmou que as máscaras agora serão exigidas em lojas, salões de beleza e massagens, e que devem continuar sendo utilizadas no transporte público, onde já eram obrigatórias, embora antes não fossem obrigatórias nas estações ou plataformas.

A aplicação dessas medidas torna a Holanda um dos primeiros países da Europa Ocidental a restabelecer as restrições, menos de dois meses após as medidas contra a Covid terem se tornado mais flexíveis.

Vacinação insuficiente e flexibilização de medidas de controle

Para a OMS, o aumento de casos se explica pela combinação de uma vacinação insuficiente com a flexibilização das medidas anticovid-19.

A organização pediu que a máscara continue a ser usada.

"Dados confiáveis mostram que, se continuarmos usando em 95% a máscara na Europa e na Ásia Central, poderemos salvar até 188 mil vidas do meio milhão que corremos o risco de perder até fevereiro de 2022", frisou Kluge.