ENERGIA LIMPA - ENERGIA SOLAR

30/06/2019

Estrada do sol': como a França está usando rodovias para gerar energia Juliana Domingos de Lima 30 Abr 2017 

Painéis solares resistentes ao peso de carros foram instalados em uma estrada na região da Normandia, no noroeste do país ,

FOTO: BENOIT TESSIER /REUTERS INAUGURAÇÃO DE TRECHO DE ESTRADA COM PAINÉIS SOLARES NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2016, NA NORMANDIA

A França é um dos países mais dependentes do mundo em energia nuclear. Três quartos do que é consumido localmente são gerados por essa fonte "suja", segundo dados de janeiro de 2017 da ONG World Nuclear Association.


A produção de energia renovável - ou energia "limpa" - ainda corresponde a uma parcela pequena no abastecimento do país. Mas os franceses têm demonstrado, nos últimos anos, a intenção de reduzir a dependência nas usinas nucleares. O trecho de estrada recoberto de painéis solares inaugurado em dezembro de 2016 na região da Normandia, o primeiro do mundo, é um dos passos nessa direção. O trecho de cerca de um quilômetro faz parte de um plano maior.

No início de 2016, o ministro francês de Ecologia e Energia anunciou a pavimentação de cerca de mil quilômetros de estrada com painéis solares nos cinco anos seguintes. Quando entregues, as placas abastecerão cinco milhões de pessoas com energia renovável. O projeto recebe o nome de "Wattway" (Via ou caminho de watts, unidade de medida usada para energia elétrica, em tradução livre).

Com a vantagem de não ocuparem terras agricultáveis ou outras paisagens naturais, as rodovias fotovoltaicas já são defendidas há pelo menos uma década por pessoas como os americanos Scott e Julie Brusaw, fundadores da associação "Solar Roadways". Alemanha e Holanda também são o lar de entusiastas da alternativa. Mas, até a Wattway francesa, apenas experimentos em trechos muito curtos haviam sido feitos.

Os painéis projetados para cobrirem as estradas na França têm pouco mais de um centímetro de espessura, mas são fortes o suficiente para suportar tráfego intenso sem quebrar e tem aderência para não permitir que os carros derrapem, segundo um artigo publicado no site "Global Construction Review".

Além disso, foram feitos para serem instalados diretamente sobre a superfície de rodovias já existentes, não gerando gastos para "desfazer" a infraestrutura já construída. Quais são as críticas feitas à 'Wattway' Mesmo assim, a estrada solar construída pela construtora Colas e o instituto francês de energia solar é criticada pelo custo elevado e "rendimento energético incerto", segundo uma reportagem publicada pelo jornal "Le Monde".

OUTROS INVESTIMENTOS 

A solução mais avançada para iluminação pública, com LED de alta eficiência e baixo consumo, usando energia solar fotovoltaica. Dimensionado por especialistas para um funcionamento de 12h por dia, com autonomia de 3 dias sem sol.

Os Postes Solares Fotovoltaicos NeoSolar foram concebidos por um conjunto de especialistas em sistemas de energia solar e especialistas em iluminação, trazendo uma nova geração de Postes de Iluminação Pública com máxima eficiência em geração de energia e iluminação LED.

RESUMO

A demanda por energia elétrica tem crescido gradualmente nos últimos anos, se tornando um desafio produzir energia de maneira sustentável e sem agredir o meio ambiente. Sabe-se que a luz solar é uma energia abundante, inesgotável e totalmente limpa. Objetivou-se, nesse estudo, a utilização do sistema fotovoltaico para iluminação de ambientes externos, através da montagem de um protótipo de poste de iluminação autônoma, demonstrando sua eficiência, funcionalidade e comparação do seu custo benefício para sua implantação. Desta forma, também complementa a energia convencional. Propõem-se a utilização desse sistema para fins de iluminação de praças, ruas, fazendas, sendo uma fonte de iluminação totalmente independente da energia gerada convencionalmente através das concessionárias de energia elétrica. 

Grande parte do estudo foi desenvolver o circuito eletrônico funcional do sistema, escolha do material empregado, a montagem física do protótipo, a comparação do consumo de energia elétrica se fosse aplicado à rede elétrica da concessionária. Obteve-se êxito nos resultados, análises e medidas realizadas ao longo do estudo e montagem do protótipo.

Transformar ruas e calçadas em usinas de energia renovável tem sido a grande aposta de muitos cientistas em diversas partes do mundo. Já estão disponíveis no mercado e em testes as estradas que geram energia solar. 

CUIDADOS AO IMPLANTAR PLACAS EM RODOVIAS

Além do calor no verão  que atinge aproximadamente 50 graus, existe também a probabilidade de intensas chuvas e lama  e quantidade de impurezas e detritos que irão acumular em pouco tempo, isso reduz substancialmente a eficácia e eficiência exigindo limpezas periódicas encarecendo o sistema.

Pode se pensar em usar as áreas de domínio para colocar painéis estendendo a luminosidade em pontos estratégicos onde acontecem mais acidentes, em pontos de ônibus, passarelas, etc. 

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