Governo calcula reforma da Previdência promulgada até 15 de setembro...

15/08/2019

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, conversou com o blog nesta quarta-feira (10), logo após a aprovação, em primeiro turno, do texto-base da reforma da Previdência pela Câmara.... 

Ainda no plenário, Onyx disse que o governo espera que a reforma comece a tramitar no Senado já na semana que vem e esteja em condições de ser definitivamente promulgada "entre 5 e 15 de setembro". Onyx disse que foi surpreendido pelo resultado de 379 votos a favor da reforma. Pelos cálculos do governo minutos antes da votação, a expectativa era de no máximo 360 votos.

 Ele admite que muitos deputados dos partidos de oposição acabaram votando com o governo. A expectativa do governo é de que o Senado promova modificações, acrescentando estados e municípios à reforma, mas em uma proposta de emenda constitucional (PEC) paralela, o que permitirá a promulgação imediata da parte do texto... 

Na Câmara, a expectativa do Planalto é conseguir aprovar a proposta em segundo turno entre terça, 6, e quarta-feira, 7. "Estamos nesta retomada. Vamos azeitar aí as relações do poder Executivo e o Legislativo para que a gente tenha boas vitórias em favor do Brasil", comentou Onyx.

Para isso, observou Onyx, deve ser apresentado um requerimento de quebra de interstício no plenário - ferramenta regimental para eliminar o intervalo mínimo de sessões entre o primeiro e o segundo turno de votações.