Reabrir o comércio exige o cuidado de cada um, só assim conseguiremos reativar nossa economia.

27/04/2021

Diversos países onde a pandemia do coronavírus chegou antes que no Brasil se dividem entre a necessidade de alimentar seu povo e acelerar a economia.

Vários países como Portugal, Itália e outros, foram os primeiros países que sofreram com a doença, agora já pensam em reabrir o comércio e isso tem animado investidores no mundo todo, mas essas nações planejam a reabertura com muita cautela - o que pode servir de exemplo para o Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já se opôs a recomendar programas que usem "passaportes de imunidade" para liberar a circulação de trabalhadores, porque não há garantias de que uma pessoa não possa ser infectada pelo vírus mais de uma vez.

Em São Paulo, o governador, João Doria (PSDB), já anunciou a reabertura gradual da economia no estado a partir do dia 11 de maio de 2021.

A medida de flexibilização do isolamento social será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença. O governo ainda não informou quais estabelecimentos poderão voltar a funcionar primeiro em cada região.

Mas, está perto para que tudo comece a voltar ao normal, com prudência, e continuando com as recomendações sobre higienização, e proteção contra um vírus devastador.

Recomeço com bastante cautela.