CORONAVIRUS ATINGIU A ITÁLIA

23/02/2020

Itália registra mortes por coronavírus e põe 50 mil em isolamento

Medidas, que visam frear a propagação da doença, afetam 11 cidades e uma população em torno de 50 mil pessoas. Já são mais de 100 casos confirmados de Covid-19 no país. Milão suspende aulas e Veneza cancela dois dias de Carnaval.

O governo da Itália publicou na noite deste sábado (22) um decreto com medidas para conter o avanço do novo coronavírus, que já matou duas pessoas no país. Segundo autoridades, já são mais de 130 casos confirmados da doença.

A legislação de emergência restringe a circulação nas cidades afetadas pelo vírus, proíbe a entrada e saída de pessoas dessas regiões e paralisa atividades comerciais e escolares.

De acordo com a imprensa local, 11 cidades são afetadas pelo decreto, com uma população que envolve mais de 50 mil pessoas. Milão suspendeu as aulas e Veneza cancelou os dois últimos dias do famoso Carnaval da cidade. Os dois municípios ainda não estão nas áreas de risco

O governo italiano listou as seguintes medidas para as áreas com focos da doença:

os cidadãos que estiverem em áreas ou municípios com caso confirmado de Covid-19 não poderão deixar o local;

está proibida a entrada de pessoas de fora em áreas ou municípios com caso confirmado da doença;

suspensão de atividades e eventos públicos de qualquer natureza, mesmo em locais fechados ou públicos;

suspensão de aulas em todos os níveis escolares e de ensino superior, exceto para ensino à distância;

suspensão de abertura de museus públicos e outros institutos culturais;

suspensão de todas as viagens educacionais, nacionais e internacionais;

cidadão que entrar na Itália será obrigado a avisar o governo que esteve em alguma área de risco de contaminação;

suspensão de todas as atividades comerciais, exceto as de utilidade pública e serviços públicos essenciais;

circulação de pessoas para acessar serviços e empresas públicas essenciais está condicionado ao uso de equipamentos de proteção individual (como máscaras);

limitação no acesso ou suspensão de serviços para o transporte de mercadorias;

suspensão de atividades de trabalho para empresas, exceto para as que prestam serviços essenciais e de utilidade pública;

Quem não seguir as regras, irá descumprir um artigo do código penal italiano, que prevê multa de 206 euros ou até três meses de prisão. Segundo o jornal "Corriere Della Sera", até o momento, 11 cidades são afetadas pelo decreto do governo.

O coronavírus basicamente é uma família de vírus. É um grupo que reúne vários tipos de vírus, desde um vírus da gripe considerado simples até um que

Recebe esse nome pois tem uma estrutura de proteína que lembra uma coroa.

encontrado na cidade de Wuhan, que pertence a província Hubei, China; o que tem feito um alerta internacional nos últimos dias.

No último dia do ano de 2019, as autoridades chinesas avisaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aparecimento de alguns casos de pneumonia de origem desconhecida.

Poucos dias depois as equipes chinesas junto com a OMS anunciaram o resultado das análises feitas: havia sido detectado um tipo novo de coronavírus.

O primeiro caso de morte foi anotado em 11 de janeiro.

Sabemos que boas informações reunidas são úteis para todos, por isso separamos um conteúdo para sanar as suas maiores dúvidas.

Como O Novo Coronavírus É Transmitido?

As pesquisas sobre como o novo coronavírus é transmitido estão em processo mas já é fato que o vírus se dissemina de pessoa pra pessoa, ou seja, contaminação através de contato.

Como assim contato?

Neste caso falamos de um contato pessoal próximo.

Por exemplo, ao apertar as mãos ou beijar alguém.

Outra situação que pode transmitir o vírus é quando a pessoa toca algum objeto ou superfície que esteja contaminada e depois coloca a mão em contato com a boca, o nariz ou os olhos.Secreções contaminadas como a tosse, o catarro e o espirro também podem transmitir o novo coronavírus humano.

Outro fator de transmissão pode ser a partir de animais que sofreram mutações.

Por exemplo: Os SARS-CoV e o MERS-CoV são vírus que pertencem a família coronavírus e já causaram algumas epidemias recentes.

Foi indicado que tudo começou através dos morcegos que tiveram como intermediários os dromedários e os gatos-de-algália e assim foi transmitido aos humanos.

O especialista em em biossegurança Edison Durigon menciona que o novo coronavírus é típico de regiões frias. Essa informação é com base em uma infecção que ocorrem em 2003 também na região da China e nessa mesma época do ano, que gerou uma pneumonia grave.

Esse vírus não atingiu o Brasil, ou a América do Sul ou a África porque nessa época do ano esses países estão no verão. O vírus não se propaga em climas muito quentes.