CAMPOS DE JORDÃO

06/05/2021

História e Cultura de Campos do Jordão  -  Milhares de visitantes vivenciam dias incríveis na cidade mais alta do Brasil, aproveitando tudo que esse destino tem a oferecer a seus visitantes.

A cidade de Campos do Jordão é um dos principais destinos turísticos do país. Com o passar dos anos, esse paraíso tem se tornado referência em turismo a dois (romântico), turismo de inverno e gastronômico.

No entanto, muitos turistas buscam a cidade também pela sua bela e rica história que carrega consigo desde o século passado.



Campos do Jordão: Referência em tratamento para tuberculose

No início do século passado, o fato do clima local apresentar altos níveis de oxigênio, junto as baixas temperaturas da região, a cidade passou a ser referência no tratamento de tuberculose, a partir desta época foram criados sanatórios para tratamento da doença, sendo o primeiro o Divina Providência em 1929.

Nos meados da década de 40 Campos do Jordão já possuía 14 sanatórios e dezenas de pensões nas vilas. Nesta época a cidade passou a atrair médicos e pacientes de todo o país, alguns destes, políticos influentes e grandes empresários, colaborando o crescimento da região.

A procura do clima por personalidades do mundo social e empresarial, principalmente de São Paulo (maior centro industrial da América Latina), que aqui vieram construir suas casas de veraneio, começou a mudar a fisionomia da cidade, que passava de cidade-saúde para cidade-turismo.

Outros Fatores que contribuíram com o crescimento de Campos do Jordão

Sabemos que além disso, outros fatores ajudaram no crescimento da cidade. Como a construção do palácio do governo e a construção de grandes hotéis exclusivos aos turistas.

Além disso, Campos do Jordão, recebeu em 1957 em um congresso de climatologia, o título de cidade com o melhor clima do mundo.

A realização de eventos artísticos e culturais na cidade, também contribuíram para o crescimento da região.

Um dos mais famosos e principais eventos na cidade é o Festival de Inverno que acontece até os dias atuais, atraindo milhares de turistas do país e estrangeiros.

Venha Para Campos do Jordão: Vivencie o melhor da cultura local

DIFÍCIL NEVAR EM CAMPOS DE JORDÃO

Localizada no alto da Serra da Mantiqueira e a cerca de 1700 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. É sem dúvida uma cidade de clima frio e o principal destino de inverno do país.

Entre maio e agosto, especialmente nos meses de inverno, é comum registrar temperaturas negativas e geadas em Campos do Jordão, mas neve é raríssimo e há uma explicação para isso.

Por que não neva em Campos do Jordão?

Para nevar, é necessária a combinação fatores que envolve frio intenso e alta umidade do ar, e Campos do Jordão, que é considerado o melhor clima do mundo, se caracteriza pelo frio, mas também pelo clima seco. É justamente por esse fato, o clima seco, raríssimas vezes foi constatada neve em Campos do Jordão. Já ocorreu em outras épocas, mas é de fato muito raro.

Quando nevou em Campos do Jordão?

  • 1928 - Dia 31 de julho. Relatos indicam que nevou por cerca de 3 horas, a partir das 6h da manhã;
  • 1942 - Data não encontrada;
  • 1947 - Dia 11 de julho, com duração aproximada de 3 horas, segundo relatos da época;
  • 1966 - Data não encontrada;
  • 1975 - Dia 16 de julho (provavelmente).sem registro conclusivo