Botucatu - cidade Turística

30/04/2021

Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 235 km da capital estadual, São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. 

Localiza-se a 22º53'09" de latitude sul, 48º26'42" de longitude oeste. Está a 840 metros de altitude e seu clima é classificado como subtropical úmido. A população estimada em 2020 foi de 148 130 habitantes. 

O município é formado pela sede (que inclui o povoado de César Neto) e pelos distritos de Rubião Júnior e Vitoriana.

O marco zero do município está localizado na Praça Emílio Pedutti ("Praça do Bosque"). O município possui clima ameno (temperatura média de 20°C) e altitude relativamente elevada, que varia de 756 metros na baixada (antigo matadouro) a 920 metros no Morro de Rubião Júnior (ponto mais alto).

A formação de morros que lembra um gigante adormecido é um dos principais pontos turísticos de Botucatu. Esse local repleto de belezas naturais possui três imensas pedras e mirantes que merecem ser contemplados. Além disso, ele conta também com outras belezas que proporcionam um ar místico para o ponto turístico. 

o Museu do Café no Lageado.

Seus equipamentos, peças, livros, mobiliário e imagens remetem ao desenvolvimento da cafeicultura no Estado de São Paulo e à historia da centenária Fazenda Lageado, hoje sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

A fazenda foi formada no processo de expansão da cafeicultura no Oeste Paulista no século XIX. Abrigou, a partir de 1934 até a década de 1970, a primeira Estação Experimental de Café do país, encarregada do desenvolvimento de pesquisas e experimentos técnico-científicos na área da cafeicultura e visando a diversificação da produção agrícola em áreas de antigos cafezais.

Instalado na antiga sede da fazenda, o museu recebe também diversas exposições artísticas em seu Espaço Cultural e apresenta artefatos arqueológicos obtidos na área da fazenda e na região de Botucatu, por meio do Projeto Arqueologia no campus.

A Pedra do Índio possui um imenso deck que dá para uma belíssima vista. O local conta ainda com uma maravilhosa trilha de 2km (considerando o caminho de ida e de volta), mirantes e grutas. Lá você pode acompanhar em meio à natureza e praticar caminhadas e corridas.

Lá é possível ainda contemplar um maravilhoso pôr do sol, do alto da Pedra do Índio. A estrutura desse local possui lanchonetes e banheiros, sendo possível levar também as crianças para o passeio. O ingresso para visitar a Pedra do Índio custa R$ 10,00 para o público em geral. Vale a pena visitar!

Localizada no centro sul do Estado de São Paulo e a cerca de 235 km da capital paulista, Botucatu, é considerada uma cidade mística, isto pelo fato de estar envolta em muitas lendas e mistérios. Além de ter sido rota de passagem de indígenas brasileiros e Incas, também teria sido local de rituais desses povos. O Caminho do Peabiru era um caminho transcontinental que ligava o litoral brasileiro às terras peruanas e um de seus ramais era acompanhando o Rio Tietê, que corta a cidade. Famosa pelo seu singular relevo de Cuestas, Botucatu abriga interessantes formações, compondo um exuberante cenário e sendo palco para prática de esportes radicais como parapente, rally e rapel, assim como também atrai muitos aventureiros para percorrer suas trilhas para mirantes ou para uma de suas mais de 70 cachoeiras. 

O Complexo Turístico Véu da Noiva é um lugar belíssimo, com maravilhosas quedas d'águas e rodeado de verde e matas naturais. As quedas d'água desse ponto turístico possuem em torno de seis metros de altura.