Projeto se refere à criação de eventos periódicos para discutir assuntos referentes ao pensamento sociocultural dos membros da Comunidade Negra da cidade de Barretos

07/10/2021

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - BARRETOS 2021

Este projeto se refere à criação de eventos periódicos para discutir assuntos referentes ao pensamento sociocultural dos membros da Comunidade Negra da cidade de Barretos, evidenciando a busca por caminhos que possibilitem o desenvolvimento e inserção dos seus membros na sociedade, tornando-a mais justa, mais igualitária e livre dos processos discriminatórios sofridos ao longo dos anos.

A troca efetiva de experiências que será gerada a partir desse trabalho, terá como foco central incentivar os membros da Comunidade Negra da cidade e região na busca por ideais que a levarão a melhorias sociais de forma mais sólida, pois pautará condições para que exista um fortalecimento cultural de forma mais permanente.
Nossa proposta considera que a partir desses encontros possam ser discutidas as possibilidades de crescimento pessoal do negro na sociedade, oferecendo caminhos que ampliarão sua visão de mundo.
Por outro lado, acreditamos que esse tipo de integração gerará um debate mais amplo sobre quais ideias poderão nortear principalmente os jovens em um mundo onde o conhecimento é o ponto central da existência.
A execução do projeto estará a cargo de uma equipe criada a partir dos membros da própria comunidade negra da cidade.


JUSTIFICATIVA
As constantes transformações existentes no mundo em que vivemos exigem de cada um de nós uma nova  forma de pensar os padrões de convivência, para que haja uma evolução de forma equilibrada. Dentro dessa realidade, é urgente se discutir questões relacionadas aos vários tipos de discriminação existente em nossa sociedade, situação que penaliza a Comunidade Negra de forma direta, além de contribuir para o aumento da desigualdade socioeconômica. Por esse motivo, a discussão de temas sociais, econômicos, culturais e históricos tornam-se de fundamental importância, pois abrirão caminhos para a reflexão e aparecimento de ideias que poderão solucionar problemas até então considerados de difícil resolução.


MISSÃO
A missão deste projeto é propiciar à Comunidade Negra de Barretos e à sociedade como um todo a oportunidade de criar debates em torno de assuntos relevantes, que vão desde políticas afirmativas até questões diretamente relacionadas à discriminação racial, abrindo caminho para o surgimento de novas idéias que irão nortear a melhoria dos padrões de vida e desenvolvimento social.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Este projeto pretende realizar anualmente, dentro da semana da Consciência Negra, uma série de debates e palestras protagonizados pelos membros da Comunidade Negra da cidade de Barretos e região, quando serão apresentados temas de total relevância para a Comunidade, além da apresentação dos trabalhos realizados pelos seus membros, suas profissões e perspectivas que orientarão principalmente os mais jovens na busca por uma sociedade mais justa. As reflexões geradas por esses debates ficarão registradas e apresentadas à Comunidade como um estímulo e exemplo para que incentivar uma melhoria contínua na vida de todos. A partir do trabalho de uma equipe organizada especificamente para a realização dos eventos, serão criados cronogramas de trabalho e atividades.


PÚBLICO-ALVO
O público-alvo do projeto são os membros da Comunidade Negra da cidade de Barretos e região, além da sociedade como um todo.
OBJETIVOS
Os objetivos que pretendemos alcançar com este trabalho são os seguintes:
A) Troca de conhecimentos entre os participantes e a Comunidade Negra
B) Ampliar o nível de conhecimento da Comunidade de forma geral C) Observar, discutir, refletir e buscar soluções para os diversos problemas sociais existentes dentro da Comunidade Negra;
D) Apresentar as diversas linhas de pensamento que podem nortear as melhorias socioeconômicas da Comunidade Negra da cidade de Barretos e região

FUNCIONAMENTO DO PROJETO - SEQUÊNCIA E IMPLEMENTAÇÃO

O projeto SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA será realizado a partir da criação de uma equipe organizadora, que fará reuniões periódicas nas quais serão definidos os temas a serem discutidos; as funções de cada integrante da equipe; a forma de convite para os palestrantes e homenageados; busca de parcerias com prefeitura, empresas e instituições; o formato da apresentação; e os relatórios finais. A proposta se dará dentro das seguintes fases:
1ª ETAPA: Escolha e formação da equipe organizadora
2ª ETAPA: Reuniões de planejamento e definição das funções dos membros da equipe
3ª ETAPA: Escolha dos temas principais para discussão
4ª ETAPA: Escolhas das personalidades a serem homenageadas
5ª ETAPA: Escolha dos palestrantes
6ª ETAPA: Organização e contato com as parcerias
7ª ETAPA: Divulgação do evento
8ª ETAPA: Realização efetiva
9ª ETAPA: Reunião de avaliação e preparação dos relatórios finais
PARCEIROS
Os potenciais parceiros deste projeto, além da Prefeitura Municipal, são as instituições e empresas da cidade e região. Um dos membros da equipe será responsável pelas visitas a esses parceiros para tratar dos detalhes relacionados à realização do projeto.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O projeto será operacionalizado por uma equipe de 8 pessoas (em média), previamente escolhidos entre os integrantes da própria comunidade negra da cidade, os quais elegerão um coordenador para os trabalhos a serem realizados. Essa equipe organizadora trabalhará de forma voluntária e em sua primeira reunião definirá a duração do seu mandato, além da criação de um estatuto para nortear os eventos dos próximos anos, as funções e responsabilidades de cada um dentro do projeto e a operacionalização do cronograma.

DIVULGAÇÃO
A divulgação será feita dentro do planejamento e cronograma previamente criado pela equipe organizacional.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Para este projeto serão considerados custos e despesas referentes à preparação do material de divulgação.
Os valores envolvidos terão como fonte as contribuições dos parceiros/patrocinadores.

RISCOS E OPORTUNIDADES
A principal contribuição oferecida pela realização desse projeto é a oportunidade da discussão de assuntos referentes ao pensamento sociocultural dos membros da Comunidade Negra da cidade de Barretos, evidenciando a busca por caminhos que possibilitem o desenvolvimento e inserção dos seus membros na sociedade, tornando-a mais justa, mais igualitária e livre dos processos discriminatórios sofridos ao longo dos anos.
O maior risco se encontra na baixa adesão nas primeiras edições do evento, tanto por parte dos parceiros quanto dos membros da própria comunidade, pois existe ainda um baixo nível de confiança em relação ao potencial de resultados que um evento desse tipo pode gerar.


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
A equipe organizadora deverá se reunir após o evento para avaliar os efeitos, resultados e possíveis falhas ocorridas, criando um relatório que servirá como orientação para os futuros eventos.
CÉLIO GERALDO ALMEIDA
Outubro de 2021

 A elaboração do projeto, que em prol da nossa comunidade negra, com isso a intenção é que possamos criar ao invés de um dia de consciência negra, que seja uma semana cultural onde possa ser apresentado diversos temas sobre o negro, diante disso estou demonstrando esse esbouço onde se quiser opinar com ideias seria ótimo para acrescentar o conteúdo do objeto.

 O objetivo é que consigamos aprovar isso na Câmara Municipal.

( Diretor sindical ) Célio - DR Barretos