COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS-Barretos

02/09/2013 15:09

 

INICIATIVA

CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE BARRETOS – ALAB

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO OFICIAL DO ESTADO DE SP

APOIO DE ENTIDADES BARRETENSES

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER, FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS, DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO, POLÍCIA MILITAR, SECRETARIA DE LOGISTICA E TRANSPORTE - DER, OAB, ACIB, BIA BELAMORE, CENTRO DE CONVIVENCIA DO IDOSO e TVB

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO

"COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS"

Em virtude da crescente onda de violência nas escolas as instituições – CPP, ALAB e APEOSP, uniram-se, afim de, promover o I Concurso de Redação e Desenho, com o apoio da SMEEL, FEB, DRE, PM, DER,CCI, TVB  e BIA BELA MORE cujo tema é: "VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS COMO COMBATER?”.  .

 

O concurso tem por objetivo: fomentar discussões sobre o tema nas escolas, estimulando o interesse da comunidade estudantil para importância de combater todos os tipos de violência que estejam presentes em seu cotidiano levando-os a repensarem seu papel de agente transformador da sociedade.

 

I - DOS PARTICIPANTES

Poderão participar do Concurso de Redação e Desenho, alunos do Ensino Fundamental-I  e II e do Ensino Médio da Rede Pública Municipal, Estadual, SESI e da Rede Privada. Obedecendo rigorosamente o nivel de ensino estabelecido abaixo para as categorias especificadas em  DESENHO, REDAÇÃO e ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS.

II - CATEGORIA DESENHO

a)    A categoria de desenho destina-se aos alunos do Ensino Fundamental II devendo ser premiados alunos do 6º ao 9º ano;

b)    Para os desenhos os participantes poderão utilizar a técnica de ilustração que desejar (é livre), desde que o desenho seja apresentado no sulfite A4 (branco);

c)    Todos os desenhos devem OBRIGATORIAMENTE serem identificadas NO VERSO da seguinte forma:

No início da página:  Nome completo do aluno;  Ano (série); Endereço completo;  Telefones fixos e celulares (se o aluno possuir); E-mail (se o aluno possuir); Nome completo da Escola; Nome completo do Professor e Nome completo do Diretor.

d)    Cada escola participante deve enviar os 3 melhores desenhos por ano/série.

 

III - CATEGORIA REDAÇÃO

a)    A categoria de redação destina-se aos alunos do Ensino Médio devendo ser premiados alunos deste nível de ensino.

b)    As redações deverão ser manuscritas, no máximo em 30 linhas, em caligrafia legível, sem rasuras e, em folhas pautadas;

c)    Todas as redações devem OBRIGATORIAMENTE serem identificadas da seguinte forma:

No início da página:  Nome completo do aluno;  Ano (série); Endereço completo;  Telefones fixos e celulares (se o aluno possuir); E-mail (se o aluno possuir); Nome completo da Escola; Nome completo do Professor e Nome completo do Diretor.

d)    Cada escola participante deve enviar as 3 melhores redações por ano/série.

 

IV – ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS  

Destina-se especificamente as escolas de Ensino Fundamental I que mais arrecadarem alimentos não perecíveis a serem doados a instituições de caridade da cidade de Barretos.

a)    Escolas que possuem todos os níveis de ensino especificados neste edital podem participar de todas as categorias;

b)    A pontuação para classificação será equivalente a cada quilo / um ponto;

c)    A escola deve apresentar uma lista com os alimentos arrecadados e as respectivas quantidades em papel timbrado da escola, no dia da entrega dos mesmos;

d)    A entrega dos alimentos deve ser efetuada no dia da premiação, onde será recebida por uma comissão que ficará a cargo de contabilizar os pontos para divulgação e premiação.

 

V - DAS INSCRIÇÕES DOS PARTICIPANTES

As escolas deverão entregar os trabalhos até o dia 28/02/2013.  Ao entregarem os trabalhos o participante automaticamente confirma sua inscrição e firma concordância com todas as regras do presente edital, sendo eliminado caso não atenda aos itens solicitados.

 

V - DO JULGAMENTO

a)    A classificação das redações e desenhos será realizada em duas fases:

 

1º Fase: Na Escola – onde o diretor, coordenador e professores selecionarão os 3 melhores trabalhos de cada ano/série;

 

Após a seleção na escola os trabalhos deverão ser entregues nos locais especificados em envelope único, no qual, obrigatoriamente, deverão constar: Nome da escola; nome do diretor; endereço e telefones para contato.

 

2º Fase: Na ALAB – será constituida uma comissão para julgar os 2 melhores trabalhos de cada categoria.

 

VI - LOCAIS DE ENTREGA DOS TRABALHOS

1 - Escolas Municipais  – Supervisão da Secretaria Municipal de Educação (Marlene Fachin de Souza Rocha);

2 - Escolas Estaduais – Supervisão da Diretoria Regional de Ensino  (André luis Marqui);

3 - SESI  e Escolas Particulares - Diretoria da própria Escola.

 

OBS: Os trabalhos serão recolhidos pela ALAB, nesses locais, IMPRETERIVELMENTE, no dia  01/03/2013, entre 14h00 e 17h00 horas.

 

VII - DA COMISSÃO JULGADORA

a)    Uma Comissão Julgadora, de artistas plásticos e escritores será nomeada pelos Organizadores do Concurso que escolherá, os dois melhores trabalhos de cada categoria, ou seja:

Desenhos – Ensino Fundamental II: 1º lugar e 2º lugar

Redações – Ensino Médio: 1º lugar e 2º lugar

b)    A Comissão Julgadora será selecionada pelos organizadores do Concurso.

c)    A decisão da Comissão Julgadora é soberana, sem direito a revisão, ou, recurso por parte dos participantes do Concurso.

d)    Qualquer omissão deverá ser julgada pela comissão.

VIII - DA DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

a)    A divulgação dos vencedores será realizada pelos Organizadores do Evento no dia 03/03/2013 por e-mail informado pelas escolas participantes.

b)    Os diretores dos alunos vencedores ao serem comunicados deverão informar aos alunos, através dos seus professores quanto à classificação.

c)    A relação dos quatro vencedores será também amplamente divulgada pela mídia local, podendo também ser feita pelas mídias sociais.

d)    A escola ganhadora na categoria ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS será conhecida e terá divulgação somente no dia da premiação ao entregarem os alimentos arrecadados.

 

IX - DA SEQUÊNCIA DO EVENTO E PREMIAÇÃO

a)    Os quatro alunos  vencedores serão agraciados com a seguinte premiação:

Aos Primeiros e Segundos lugares : 1 Bicicleta

b)    A escola que mais arrecadar alimentos ganhará 1 Computador

 

c)    07/03/2013, às 8h30, haverá concentração dos alunos na praça em frente a Estação Cultura e desta em passeata seguirão para a Praça Francisco Barreto.

 

d)    07/03/2013, às 9h30, na Praça Francisco Barreto haverá solenidade de premiação do concurso.

 

e)    Todos os ganhadores devem comparecer para receber a premiação.

 

f)     07/03/2013, às 20h00, na Fundação Educacional de Barretos – FEB, haverá palestra com Dr. Evandro Pelarin, DD Juiz de Direito de Fernandópolis, respondendo pela Vara da Infância e Juventude.

 

Barretos,  14 de fevereiro de 2013.

 

 

Fausto Rangel Padilha

Presidente do CPP

 

 

Marlene Fachin de Souza Rocha

Presidente da ALAB

 

 

Ana Claudia dos Santos

Presidente APEOSP